"Avaliação do Desempenho de Formulações Base Diesel Aditivadas com Glicerina"
Diesel microemulsionado, tensoativo, glicerina, estudo estatístico, tribologia, reologia.
A crescente utilização dos combustíveis fósseis como fonte de energia e o aumento da frota de veículos no mundo, tem aumentado às emissões de poluentes atmosféricos como COx, NOx, SOx e fuligem. A pressão dos órgãos ambientais para a utilização de fontes de energias renováveis ou de menor potencial poluidor se torna cada vez mais constante em todas as partes do mundo. Os biocombustíveis, em especial o biodiesel, surgem como alternativas energéticas, sendo eles fontes renováveis, biodegradáveis e com queima mais limpa que os combustíveis minerais. A problemática da produção do biodiesel é a geração da glicerina, que cria problemas de estocagem e destino final deste subproduto. Diante desse contexto, este trabalho aborda a formulação e caracterização de um combustível base diesel microemulsionado com glicerina, com o objetivo do aproveitamento energético bem como a redução das emissões de poluentes quando comparado com a queima do diesel mineral em um motor de combustão interna. Desenvolveu-se um estudo estatístico do tipo 23 com duplicata no ponto central onde as variáveis independentes estudadas foram: Massa dos tensoativos (Mt), proporção entre tensoativos (Prop) e concentração da solução de glicerina (Sol%). A resposta observada no processo foi à porcentagem mássica da solução de glicerina (%mássica) suportada pelo diesel mineral, antes do ponto de turbidez. Para o estudo obtivemos um modelo matemático significativo e preditivo além das superfícies de respostas com pontos de ótimo. Caracterizamos as formulações segundo comportamento reológico, onde percebemos que a viscosidade cinemática não apresentou grande variação e obtivemos valores de 0,006 poise para as formulações. No estudo tribológico as formulações preparadas com solução de 15% de glicerina apresentaram perfil de formação filme de 100% no tempo de 5 segundos e coeficiente de atrito de 0,1 comportamento idêntico ao diesel mineral. Análises de microscopia eletrônica de varredura comprovaram a boa formação de filme e baixo coeficiente de atrito evidenciado pelo pequeno tamanho das escaras.