Estudo do desempenho de formulações diesel/álcoois em um motor ciclo diesel.
Energia. Diesel. Álcoois. Aditivação. Curvas de potência.
Desde os primórdios da civilização o homem se vale dos recursos energéticos disponíveis na natureza para tornar mais cômoda a sua existência. Com o passar do tempo, o domínio de novas tecnologias culminou numa matriz energética diversificada, embora majoritariamente abastecida pelos chamados combustíveis fósseis. Dentre as principais fontes de energia utilizadas no Brasil, o óleo diesel destaca-se em função da sua ampla utilização no modal rodoviário, locomotivas e navios. Apesar da sua relevância para o setor de transportes no âmbito nacional, é inegável a contribuição deste para os desequilíbrios climáticos atualmente observados no mundo. Nesta perspectiva, ainda que seja desafiador conciliar o suprimento das necessidades energéticas globais com a preservação do meio ambiente, a capacidade de reduzir emissões indesejáveis transforma os blends diesel/álcoois numa opção atrativa. Partindo dessa premissa, o presente estudo tem como objetivo geral desenvolver blends dieselB10/butanol/metanol (DBM) e dieselB10/butanol/etanol (DBE) para uso em motores reais. A composição das formulações será determinada a partir da construção de diagramas de equilíbrio preparados com as misturas pseudoternárias anteriormente citadas. Os dados de equilíbrio de fases obtidos serão utilizados para verificar o grau de previsibilidade de modelos como o NRTL e UNIQUAC. As fórmulas preparadas serão submetidas aos ensaios de densidade, viscosidade, corrosão, ponto de fluidez, névoa, entupimento e pressão de vapor, além de empregadas na construção de curvas de potência em um motor de ciclo diesel.