Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍDIA MELO BATISTA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LÍDIA MELO BATISTA
DATA: 30/04/2013
HORA: 15:00
LOCAL: D1A
TÍTULO:
ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO ENADE E NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE NATAL - RN
PALAVRAS-CHAVES:
Enade; Estratégia acadêmica; Avaliação de desempenho; Instituições de Ensino Superior; Ciências Contábeis.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO:
O número de instituições de ensino superior no Brasil vem crescendo bastante nos últimos anos. Com isso a preocupação com a qualidade dos cursos ofertados também tem aumentado. Para avaliar essa qualidade do ensino o governo instituiu formas de avaliação e vem aperfeiçoando a cada ano. As instituições, por sua vez, buscam bons resultados nessas avaliações a fim de utilizar como item de vantagem competitiva, uma vez que as notas obtidas por elas chama atenção de novos clientes. Dessa forma, o presente trabalho buscar analisar as principais estratégias acadêmicas como alternativas de avaliação de desempenho no Enade e nos cursos de Ciências Contábeis da região de Natal – RN. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa e será um estudo de caso complementado por um survey. A parte qualitativa será obtida através de entrevistas realizadas com os coordenadores dos cursos e a quantitativa será obtida através da aplicação de um questionário fechado aos alunos aptos a participarem do Enade 2012. Serão estudadas todas as instituições em Natal que possuem o curso de Ciências Contábeis, modelo presencial, sendo ao todo 10 (dez) instituições. Espera-se, com o presente estudo, contribuir com sugestões que melhorem as estratégias dos cursos referente à avaliação do Enade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Interno - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Externo ao Programa - 1679532 - LUIS ROBERTO ROSSI DEL CARRATORE