ESTRATÉGIAS DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO QUE CONTRIBUEM PARA ESCOLHA DO ALUNO PELO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFRN
Educação em Engenharia; Engenharia de Produção; Ensino Médio; Escolha da carreira; Estratégias de ensino/ aprendizagem.
A escassez de engenheiros no Brasil vem sendo discutida pelas mídias atualmente. A falta desse profissional no mercado de trabalho compromete o desenvolvimento econômico, tecnológico e sustentável de um país. Muitas estratégias estão sendo adotadas a fim de atrair o jovem para o curso de engenharia, mas algumas deficiências nas disciplinas de matemática, física e química, provocam um descompasso entre o ensino médio e os cursos de engenharia no Brasil, levando muitas vezes a evasão e a repetência. O projeto de qualificação em questão tem como objetivo geral investigar e descrever as estratégias utilizadas pelas escolas de ensino médio que contribuem com a escolha do aluno pelo curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A abordagem da pesquisa é qualitativa e quanto aos objetivos a pesquisa é exploratória pois as informações obtidas não podem ser quantificáveis e os dados obtidos são analisados indutivamente. O método utilizado é o estudo de caso, pois se trata de um estudo contemporâneo dentro do contexto da vida real. Serão identificadas as estratégias das escolas que contribuem/auxiliam o aluno do ensino médio na escolha da carreira. O objeto de investigação são as escolas de ensino médio que mais aprovam no curso de engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa será realizada com os coordenadores pedagógicos do ensino médio das escolas selecionadas e se dará nos meses de setembro, outubro e novembro de 2012. Os dados serão coletados por meio de análise documental, entrevista semi-estruturada e observação. Os resultados parciais encontrados na pesquisa mostram que as escolas que mais aprovam no curso de Engenharia de Produção da UFRN são: - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia-(IFRN); Colégio Salesiano São José; Centro de Educação Integrada-CEI(Mirassol); Colégio Marista de Natal; Colégio e Curso-(CAP).Os resultados parciais, encontrados na pesquisa, mostram que os motivos que levam a escolha pelo curso de Engenharia de Produção conforme os ingressantes 2000-2012 estão relacionados à vocação e à oferta de mercado de trabalho. Foi possível identificar que 80% dos alunos egressos no curso de Engenharia de Produção da UFRN, concluíram o ensino médio em escolas particulares no turno diurno. Espera-se desta forma contribuir com estudos e pesquisas na área de educação em engenharia de produção relacionando a educação básica e a escolha da carreira a fim de reduzir as taxas de evasão em uma das profissões mais importantes para o crescimento sustentável do país.