EXPERIMENTAÇÃO, INOVAÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA
liderança, mudança, tecnologia
A experimentação industrial é um método científico de aprendizagem que visa aprimorar conhecimentos sobre o funcionamento de sistemas, almejando redução de variabilidade e incertezas nos processos produtivos. Em inovação, constitui-se como uma oportunidade de teste e pré-implementação, permitindo à empresa aperfeiçoar seus projetos de inovação antes de levá-los ao mercado. Contudo, para que empresas obtenham sucesso em inovar, faz-se necessário um ambiente favorável à inovação, considerando que a cultura organizacional impacta diretamente no potencial inovador. Uma cultura de inovação bem desenvolvida demanda o envolvimento de todos os líderes da empresa atuando como facilitadores do processo. Nesse contexto, esta pesquisa tem como propósito avaliar o perfil da cultura organizacional visando o uso de experimentação no processo de inovação em uma indústria do ramo alimentício no Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, busca-se, por meio de fundamentação teórica, ampliar a compreensão da relação existente entre os temas experimentação, inovação e cultura organizacional, e tem-se como método de pesquisa, uma abordagem quanti-qualitativa em um estudo de caso. Os dados para análise da pesquisa são coletados por meio de entrevistas e aplicação de questionários. Para avaliar a cultura organizacional, utiliza-se como instrumento o questionário baseado no Modelo de Valores Competitivos, desenvolvido por Cameron e Quinn, aplicado com os líderes na empresa em estudo. Este instrumento, denominado OCAI (em inglês Organizacional Culture Assessment Instrument), permite diagnosticar o perfil da cultura organizacional e da cultura da qualidade no cenário atual e no contexto ideal, a partir da percepção dos líderes da organização. Para análise dos dados utiliza-se a técnica de análise de agrupamento, que permite avaliar a homogeneidade das opiniões dos líderes. Os resultados apontam, conforme a visão dos líderes, a necessidade de mudança no perfil cultural organizacional da empresa em estudo, de uma cultura que predomina elementos da cultura de mercado (cenário atual) para uma cultura com maior ênfase em elementos da cultura clã e inovadora (cenário ideal), bem como uma cultura de qualidade que estimule a inovação, favorável à geração de ideia e conhecimento, a melhoria contínua e a busca por soluções criativas. Como contribuição, o estudo sugere ações para que a empresa possa desenvolver um perfil mais favorável à experimentação e à inovação.