FRAMEWORK DE POLITICA PUBLICA DE SAUDE PARA OTIMIZACAO DA PSICOMOTRICIDADE NA APLICACAO DO PROJETO TERAPEUTICO SINGULAR DE CRIANCAS COM TEA: Uma abordagem com Ferramentas da Qualidade, Analise de Risco e Grafos.
Autismo; Ferramentas da Qualidade;Psicomotricidade ; Projeto Terapeutico Singular e Grafos.
A busca incessante por estratégias terapêuticas eficazes para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um imperativo clínico e social, considerando a prevalência significativa desse transtorno na infância. A psicomotricidade é entendida como a interação entre processos motores, cognitivos e afetivos, emerge como uma ferramenta valiosa para compreender e intervir nas peculiaridades psicomotoras presentes no TEA. Nesse contexto, a interseção entre psicomotricidade e Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido objeto de crescente interesse na literatura científica, considerando a complexidade desse transtorno e a necessidade de abordagens holísticas para promover o desenvolvimento integral das crianças diagnosticadas. Diante deste cenário, são verificadas na literatura diversas lacunas no diagnóstico e avaliação que estruturam o Projeto Terapêutico Singular (PTS) sendo a problemática principal a falta de ferramentas que otimizem e garantam a qualidade dessa intervenção terapêutica. Dessa forma, este estudo propõe uma análise inovadora e pioneira, focalizando a aplicação de ferramentas da qualidade, a integração da análise de risco e o uso de grafos para aprimorar a elaboração do Projeto Terapêutico Singular (PTS) e solucionar as suas lacunas existentes, visando integrar diferentes disciplinas científicas, oferecendo uma abordagem pautada em dados e personalizada para otimizar o PTS para crianças com TEA. Tem como objetivo principal propor e desenvolver um modelo de abordagem terapêutica a partir da elaboração do Projeto Terapêutico Singular -PTS para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio da integração de ferramentas da qualidade, análise de risco e grafos, aplicadas ao diagnóstico e avaliação, visando potencializar o desenvolvimento motor e cognitivo dessas crianças no âmbito dos Centros Especializados em Reabilitação - CER. Com o desenvolvimento das atividades relacionadas à pesquisa nos serviços de saúde, espera-se que a qualificação dos profissionais e intervenção clínica sejam moldados buscando maior nível de qualidade na assistência e ao final desse estudo espera-se por parte dos profissionais e gestores a aceitação do modelo proposto nos centros de reabilitação em saúde.