IDENTIFICACAO DE FATORES LIMITANTES E FACILITADORES PARA A PROMOCAO DE EDUCACAO NO SETOR ESPACIAL
Educação; Fatores limitantes; Programas governamentais; Setor Espacial; Metodologias Ativas.
A Agência Aeroespacial Brasileira (AEB) tem como missão coordenar e fortalecer o setor espacial nacional para o desenvolvimento da sociedade, entre as estratégicas de atuação da AEB para disseminar a educação espacial estão eventos, projetos educacionais, cursos e workshop. No entanto, existem razões vão desde as limitações locais, equipe,a descontinuidade de investimentos financeiros, falta de professores motivados com a educação STEAM, falta de estrutura das universidades e instituições, e até mesmo a impossibilidade de ensinar o conteúdo devido aos alunos não terem conhecimentos básicos que se tornam barreiras para o sucesso dessas ações, assim como há universidades com espaço e laboratórios, investimentos para pesquisa, patrocínio em eventos e apoio da sociedade civil que impulsionam projetos educacionais para o sucesso na missão de despertar jovens em seguir carreiras espaciais. Nesse cenário auniversidade é um dos atores sociais importantes que atuamdesde o processo educacional até o completo funcionamento do triple helix para a transferência de tecnologia, sendo o agente central da infraestrutura de conhecimento, da qual depende uma indústria espacial forte, pois tem ligação direta com a educação e formação de profissionais qualificados. O objetivo desta dissertação consiste em identificar os fatores facilitadores e limitantes para o sucesso de projetos de pesquisa direcionados para a área espacial, validar as variáveisatravés de questionários com os professores, monitores e coordenadores atuantes, e analisar o impacto de cada variável encontrada na realidade de projetos brasileiros. Este estudo utilizará a triangulação de dados que é um procedimento que combina diferentes métodos de coleta de dados feita em quatro etapas. A pesquisa de dados na base Scopus após aplicação de filtros e análise de conteúdo, foi concluída com 69 artigos, devido ao baixo número de artigos atuais (de 2019 a 2023), foi adicionado artigos de conferências, então foi criada uma base de dados os artigos com 73 artigos das seguintes conferências: Congresso Aeroespacial Brasileiro (CAB), American Society for Engineering Education (ASEE), Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e o International Astronautical Congress (IAC). Depois de algumas análises foi totalizando a somatória da base de dados de 89 artigos. As variáveis encontradas foramorganizadas em clusteres, sendo cinco agrupamentos de barreiras: Ações Governamentais; Estrutura; Incentivo financeiro; Equipe; e Entregas. Já para os facilitadores foramseis clusteres: Ações Governamentais; Estrutura; Incentivo financeiro; Equipe; Impacto social; e Educação de base. Para a validação é proposto a aplicação de um questionário com os professores, monitores e coordenadores de projetos espacial da UFRN, grupo GLOBE, dos grupos cadastrados no CNPq e outros projetos identificados ao longo da pesquisa, cadastrados em outras fontes de dados. Os resultados esperados para a pesquisa, é a validação de fatores identificados em uma literatura mundial, mas validadas por pessoas atuante no Brasil dentro da área espacial, assim poderão ser formados também dados relevantes para a criação de várias abordagens metodológicas como potencial de fornecer insights importantes para formuladores de políticas públicas e tomadores de decisão. Outro resultado a ser considerada é a possibilidade de alocar os fatores facilitadores e barreiras atrelados as suas respectivas fases do projeto (Planejamento, execução, pós-projeto). Assim, será possível identificar através da pesquisa quais fatores influenciam cada variável em sua fase do projeto promovendo uma interação mais eficaz entre universidades, instituições de pesquisa e o setor privado, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país.