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Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHALY SILVA DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATHALY SILVA DE SANTANA
DATA : 22/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: NUPEP
TÍTULO:

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E COORDENAÇÃO DAS AÇÕES DA EQUIPE DE EMERGÊNCIA DO SAMU-NATAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Ergonomia, Comunicação, Cooperação, Coordenação, Trabalho em Equipe, Serviço de Urgência.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

Os atendimentos de urgência que utilizam unidades móveis são significantes e de grande importância em todo o mundo, principalmente em grandes cidades. Estes atendimentos são cruciais para estabilizar o quadro de saúde da vítima e salvar vidas em curtíssimo período de tempo. Cada vez mais a comunicação é crucial nas atividades coletivas de trabalho, em especial quando se trata de pessoas que trabalham em equipe e em atividades de urgência e/ou de alta complexidade, como é o caso do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU. O trabalho no serviço de urgência configura-se como um processo de trabalho coletivo em que uma equipe multiprofissional é responsável pela articulação das diferentes ações que envolvem o cuidado aos pacientes em situação de urgência. Dessa forma, a promoção do trabalho em equipe configura-se como uma das principais habilidades esperadas pelos profissionais que compõem as equipes do serviço na gerência do cuidado ao paciente em situações de urgência, visando à qualidade do serviço prestado. Este projeto terá como foco a relação entre comunicação, cooperação e coordenação das ações da equipe do SAMU da cidade de Natal e sua relação com a eficiência das ações de atendimento de urgência. Este projeto pretende compreender “De que maneira a comunicação contribui para a cooperação entre os membros da equipe do SAMU e a sua coordenação e, consequentemente, para a compreensão das situações de atendimento, as tomadas de decisões e as ações da equipe”. A hipótese formulada é a de que a comunicação é afetada e acaba afetando a cooperação e a coordenação da equipe, afetando, assim, a eficiência dos serviços de atendimento móvel de urgência e causando o estresse ocupacional dos membros da equipe do SAMU. Tudo isso vai depender do tempo de convivência da equipe, do tempo de experiência na função, da realização ou não de treinamento que propicia a comunicação em equipe, da complexidade do atendimento e da urgência do atendimento. Este projeto tem como objetivo analisar de que modo as comunicações dos membros da equipe de emergência entre si e entre eles e outros operadores interferem nas ações de cooperação e na coordenação da equipe de emergência, e impactam na eficiência do serviço de atendimento móvel de urgência. Para tanto, será adotado o método da Análise Ergonômica do Trabalho-AET. Pretende-se, com isso, contribuir para a melhoria nos processos de comunicação entre os membros da equipe do SAMU-Natal, de modo a potencializar a eficiência do serviço e o trabalho em equipe e, consequentemente, aumentar a segurança do paciente e minimizar o estresse ocupacional dos membros da equipe.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2329932 - JULIO FRANCISCO DANTAS DE REZENDE
Externa à Instituição - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA - UFPB
Externo à Instituição - PAULO VICTOR RODRIGUES DE CARVALHO - MCTI
Presidente - 1217772 - RICARDO JOSE MATOS DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 31/03/2019 17:11
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