Co-criação com lead users: Estudo de múltiplos casos no segmento de tecnologia da informação
Co-criação. Inovação aberta. Processo de desenvolvimento de produtos. Usuário líder.
A integração dos consumidores (IC) no processo de desenvolvimento de produtos é uma das práticas que as empresas têm buscado com o intuito de atingir a inovação. Contudo, os trabalhos nesta vertente demonstram que é necessário encontrar o usuário adequado, tornando assim essa identificação uma das etapas mais delicadas da parceria empresa/cliente. A escolha incorreta pode ocasionar no insucesso do projeto co-criativo. Por isso, a Teoria do usuário líder - a qual embasa este trabalho - aponta este usuário em específico como o ideal para a co-criação. À eles, atrelam-se duas principais características: enfrentam novas necessidades de mercado, à frente de seu tempo, as quais se tornarão tendências para clientes comuns num futuro próximo; eles se beneficiam fortemente com as inovações as quais fornecem soluções, tornando-se uma motivação para atuarem no desenvolvimento de produtos das empresas. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é propor um procedimento para a identificação dos usuários líderes. Para isso, o método empregado foi o de estudos de múltiplos casos com empresas no segmento da Tecnologia da Informação (TI), tendo como conduta a realização de entrevistas semi-estruturadas com os diretores, agentes comerciais e os respectivos usuários líderes. Os resultados apontam que as empresas desenvolveram critérios próprios para a selecionar usuários; Estes critérios, após analisados, foram refinados e serviram de base para proposta deste estudo. Por fim, o procedimento tem em seus pilares perguntas-critérios que abarcam temas como produto e seu processo, relacionamento, sensações despertadas e características pessoais.