MODELO DE GESTÃO DE MELHORIA CONTÍNUA NO CONTROLE DE METAS E INDICADORES ESTRATÉGICOS DE ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS.
processos, planejamento estratégico, melhoria continua, PDCA e SDCA
A atuação eficiente, eficaz e efetiva da administração pública, sempre em prol da sociedade, necessita de recursos adequados, sejam eles humanos ou financeiros, para a melhoria do seu desempenho. Nesse sentido, o planejamento estratégico pode direcionar toda a administração pública ao cumprimento de seus objetivos institucionais, oferecendo indicadores de alcance dos resultados almejados e suas respectivas metas. O objetivo desse trabalho é propor, através de uma pesquisa, um modelo de gestão de melhoria contínua para alcance das metas e gerenciamento de indicadores estratégicos utilizando para tanto uma metodologia de integração do BalancedScoredcard - BSC, que ajude no alinhamento e avaliação dos objetivos, na priorização das iniciativas e, consequentemente, nos alcances dos resultados. Hoje em dia a implantação de planejamento estratégico em organizações públicas tornou-se um modismo ou quase um ato obrigatório, seja por meio de um ato legal ou por exigência de um organismo de financiamento externo, no entanto, na prática, não são difundidos o efetivo alcance dos resultados planejados. A presente pesquisa propõe um modelo de gestão de indicadores e metas baseado na teoria de melhoria contínua (Kaizen), com foco nas ferramentas PDCA/SDCA (plan, do, check e action/ standard, do, check e action), que desenvolva um sistema integrado e padronizado que auxilie na estratégia organizacional, com foco no processo de trabalho, de modo a contribuir com a melhoria de indicadores estratégicos e alcance de metas. Na condução da pesquisa foram utilizadas: técnicas de investigação exploratória através da utilização de um referencial bibliográfico relevante sobre o tema em estudo, com as devidas adaptações para a administração pública; pesquisa fonte de dados secundários e pesquisa de campo, por meio de observação direta e entrevista.