Análise do uso da tecnologia da informação aplicada à melhoria da gestão em escolas privadas no estado do Rio Grande do Norte
O atual cenário econômico brasileiro, acrescido da grande concorrência entre as escolas particulares de nível médio está contribuindo para que os gestores procurem melhorar continuamente seu negócio. Técnicas de gestão e ferramentas tecnológicas têm sido utilizadas com o intuito de adquirir vantagem competitiva, afim de assim reduzir custos, oferecer um serviço de qualidade e aumentar a receita das empresas. Nesse contexto, a Tecnologia da Informação é um forte aliado e, se utilizada de maneira eficaz, pode trazer resultados positivos para as escolas. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa é avaliar o impacto do uso da Tecnologia da Informação, através dos softwares de gestão escolar, para a melhoria contínua dos indicadores de desempenho nas escolas privadas de ensino médio. Em termos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como aplicada, de acordo com sua natureza, descritiva e exploratória no que diz respeito aos objetivos, com abordagem quantitativa, utilizando o método survey para levantamento dos dados em uma amostra significativa de todo universo do estudo. Para coleta desses dados, foram aplicados questionários estruturados em uma amostra de 43 escolas no estado do Rio Grande do Norte, das quais 32 utilizam softwares em seus processos de gerenciamento. De acordo com os achados deste estudo, foi possível realizar um panorama do estado em relação à utilização de softwares de gestão escolar na rede privada de ensino médio, diagnosticar o impacto positivo nos indicadores de desempenho percebido pelos gestores das escolas, e também, comparar esse resultado entre grupos, obtendo-se a conclusão que as escolas localizadas no interior do estado percebem maior contribuição positiva pela utilização dos sistemas do que aquelas da capital