Abordagem da ergonomia para avaliação do treinamento simulado das equipes de resposta à emergência em lançamentos de veículos aeroespaciais.
Ergonomia, Segurança, Acidente, Desastre, Emergência, Simulação, Aeroespacial.
A presente dissertação de mestrado diz respeito a uma pesquisa que tem como objetivo analisar os
treinamentos simulados das equipes de resposta à emergência e propor recomendações para o atual
sistema de treinamento, visando a melhoria das competências coletivas e resiliência dessas
equipes, ao enfrentarem possíveis situações de crise, desencadeadas por possíveis ocorrências de
acidentes, durante as operações de lançamento de veículos aeroespaciais no Centro de Lançamento
da Barreira do Inferno, em Parnamirim/RN. Tratase de uma pesquisa exploratória, descritiva,
explicativa, de campo e um estudo de caso, de abordagem qualitativa. Para tanto, adotouse a
abordagem da Ergonomia, aplicando o método situado da Análise Ergonômica do TrabalhoAET,
que combina métodos observacionais e interacionais. A relevância desta pesquisa se caracteriza
pela contribuição social em minimizar os danos humanos e materiais decorrentes de possíveis
acidentes nestas operações, pela contribuição científica da AET para análise de treinamento
simulado de emergência em operações de lançamento de veículos aeroespaciais que são
complexas e envolve risco de acidente , e, consequentemente, pela contribuição científica ao atual
processo de retomada do Programa Espacial Brasileiro. Os resultados da pesquisa apontam
problemas de diversas naturezas no atual sistema de treinamento simulado, que comprometem a
segurança das operações. Estes problemas estão agrupados em 4 categorias: tecnológica,
organizacional, de formação da equipe e da atividade em si, no tocante, mais especificamente, às
comunicações e cooperação (entre os membros da equipe e destes com os demais setores
envolvidos na operação de lançamento) e à coordenação das ações. Propõese: a) um novo modelo
de treinamento, a partir da criação e aplicação de cenários baseados em anormalidades postuladas,
que sejam capazes de simular situações reais de crise, com o intuito de treinar e melhorar as
competências das equipes de resposta à emergência, especialmente, em termos de comunicação,
coordenação e cooperação; b) uma reestruturação e reorganização do atual sistema de treinamento,
baseado na criação formal de um corpo gestor, na clara divisão de responsabilidades, na
padronização de processos, na produção de indicadores de gestão, no monitoramento contínuo, no
feedback dos treinandos a respeito da qualidade dos treinamentos e na capacitação contínua e
frequente das equipes de emergência.