CULTURA ORGANIZACIONAL ORIENTADA A QUALIDADE: UM SURVEY NAS CONCESSIONÁRIAS AUTOMOTIVAS BRASILEIRAS CERTIFICADAS COM A ISO 9001
Gestão da Qualidade Total, Cultura Organizacional, Concessionárias Automotivas
O presente estudo tem como objetivo geral de verificar se a cultura organizacional das concessionárias em estudo são orientadas a qualidade, motivado pelo seguinte problema de pesquisa: existe uma cultura organizacional nas concessionárias em estudo que propicie aplicação máxima das práticas da qualidade sugeridas pela ISO 9001? Para tanto, evidenciou-se uma revisão teórica nos seguintes pontos: Cultura organizacional, Cultura da qualidade, Gestão da qualidade total, Sistema de gestão da qualidade ISO 9001 e a indústria automobilística brasileira, necessários ao embasamento da temática dissertada. Sobre o método, a pesquisa possui natureza aplicada, com abordagem quantitativa, sendo exploratória em relação aos objetivos e bibliográfica, documental e survey em relação aos procedimentos técnicos. O objeto de estudo foram todas as concessionárias automotivas de veículos leves certificadas com ISO 9001 ativas no Brasil. A pesquisa procurou abranger as 80 concessionárias ativas com certificação ISO 9001, conseguindo contribuição de 32 concessionárias. O instrumento de coleta utilizado foi enviado aos gerentes de vendas de veículos novos, formatado em cinco seções: 1) mensagem introdutória à pesquisa, 2) perfil do gestor, 3) identificação dos motivos de implantação e benefícios gerados pela ISO, 4) avaliação dos níveis de adoção das práticas da qualidade e 5) diagnostico da cultura organizacional. As indagações contidas nas seções 2 e 3 foram estruturadas em múltipla escolha, e nas demais seções foram estruturadas em escala Likert de 5 pontos. Utilizou-se como método estatístico (análise dos dados) a estatística descritiva para representação dos dados em frequência percentual (FP) e nível padrão (NP). Os resultados evidenciados demonstraram que as concessionárias em estudo, em uma análise geral, possuem uma cultura organizacional em níveis de predominância muito alta, apontando “robustez” nas dimensões: “Orientação a resultados” e “Atenção aos detalhes”. E quanto as outras duas dimensões consideradas propicias a qualidade (Inovação e Trabalho em equipe/respeito pelas pessoas), ambas observaram alta predominância, sendo consideradas como dimensões “fortes”. Desta forma é possível concluir, após diagnostico realizado, que a cultura organizacional das concessionárias em estudo são orientadas a qualidade, vide perfil predominante nas quatro dimensões culturais como estimuladoras da qualidade. Com as conclusões citadas, é importante ressaltar a existência de uma cultura da qualidade nas concessionárias, mesmo que em um estágio inicial, fazendo com que as demais organizações que procurem adotar práticas da qualidade procurem construir, desenvolver e consolidar esta cultura, que por sua vez atua como estimuladora a adoção destas práticas em níveis máximos, permitindo a promoção de uma satisfação “irredutível” ao consumidor.