Posicionamento estratégico: um estudo em instituições de ensino superior privadas do Rio Grande do Norte.
As Instituições de Ensino Superior privadas estão inseridas em um mercado no qual a competitividade é um fator determinante para a permanência. Para manterem-se competitivas as IES precisam ter estratégias claras, sobretudo, no que se refere às estratégias de posicionamento. Conhecer os fatores que influenciam positivamente nas escolhas estratégicas com a finalidade de atender as expectativas dos clientes (internos e externos). Para tanto, o presente estudo tem como objetivo avaliar as Instituições de Ensino Superior Privadas do Estado do Rio Grande do Norte, quanto ao seu posicionamento estratégico no mercado, tendo como base a percepção de qualidade dos discentes e a importância de atributos para a definição das estratégias das IES. A pesquisa será desenvolvida nas IES privadas do Estado do RN, por meio da aplicação de um survey exploratório para a coleta de dados necessários ao desenvolvimento da análise de importância versus desempenho, com o uso de questionário pela escala de likert. A população da pesquisa são 23 IES privadas, nas quais serão coletadas informações tendo como público alvo os alunos do último ano da graduação. Os resultados serão analisados por meio de técnicas de estatística descritiva e análise fatorial. O instrumento de pesquisa é composto por doze questões e trinta e duas afirmativas que abordam os aspectos relevantes para mapear as dimensões: (1) ensino, para caracterizar as perspectivas relacionadas aos métodos e instrumentos de ensino; (2) professores, para especificar os atributos de qualidade relacionados aos professores; (3) estrutura física, para caracterizar o ambiente das IES; (4) serviços, para avaliar os processos que atribuem qualidade às IES; e, (5) intangíveis, para relacionar os aspectos cotidianos com a satisfação dos estudantes.