AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA POR ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS E CONCEITO DE PORTE RELATIVO
Avaliação do Ensino Superior; Análise de desempenho; DEA dinâmico; DDEA; Índice Malmquist
Este estudo propõe novas abordagens de avaliação de eficiência baseada na Análise Envoltória de Dados (DEA) e Índice Malmquist para que agências governamentais possam avaliar o ensino superior brasileiro. Para ilustrar a aplicação foram utilizados dados de Instituições Federais Brasileiras que obtiveram notas no ENADE em todos os anos no período de 2013 a 2016, o que totalizou 70 intuições distribuídas em todas as macrorregiões do país. Políticas públicas recentes promoveram uma expansão significativa do número de câmpus em todo o país. Uma vez que recursos públicos estão envolvidos, é importante verificar se as Instituições Federais podem fornecer serviços de qualidade correspondente aos investimentos realizados. O porte relativo é uma análise baseada na distância e advém da evolução das modelagens de supereficiência e pesos comuns da DEA. Além destes modelos foram aplicados o DEA dinâmico (DDEA), Índice Malmquist e os modelos clássicos, todos considerando retornos constantes de escala e retornos variáveis de escala. O processo educacional é avaliado a partir da interação entre três variáveis insumos (quantidades de professores, pessoal administrativo e de matrículas), um produto intermediário (novas vagas) e dois produtos (número de alunos certificados e a média das notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE). A análise abrangeu duas perspectivas: os desempenhos anuais e os desempenhos