CUIDADOR INFORMAL DE IDOSOS: Construção de tecnologia assistencial para avaliação de literacia
Atenção Primária à Saúde; Cuidador informal; Idosos; Letramento em Saúde.
Durante o processo de envelhecimento, cada vez mais frequente, nem todos conseguem manter suas habilidades funcionais. As debilidades geram dependência e a necessidade de um cuidador, na maioria das vezes, informal. É necessário que o cuidador assuma os seus deveres sabendo do impacto dos seus cuidados para com a vida da pessoa idosa. Exercer sua função de forma adequada proporciona prognóstico favorável à pessoa idosa e ameniza a sua sobrecarga. A Estratégia Saúde da Família tem no domicílio o seu território mais próximo de atuação, é através das visitas domiciliares que se desenvolvem relações de sentido com a pessoa idosa e seu cuidador através do apoio e corresponsabilização do cuidado. Para que este suporte seja realizado de forma adequada, é necessário avaliar e estimular a Literacia em Saúde dos cuidadores informais. A Literacia em Saúde é o conjunto de habilidades e competências utilizadas pelos indivíduos para obter, processar e compreender informações e serviços básicos de saúde necessários para tomar decisões de saúde apropriadas para si e para terceiros. O aumento da Literacia leva ao empoderamento e protagonismo do cuidador na realização dos cuidados em saúde, na efetivação da sua segurança e da segurança da pessoa idosa. Esta pesquisa tem como objetivo contribuir com a equipe da Atenção Primária à Saúde para o cuidado domiciliar através da Literacia em Saúde dos cuidadores informais de pessoas idosas. É um estudo de abordagem qualitativa desenvolvida por meio de uma Pesquisa Convergente Assistencial. O cenário da pesquisa foi um município da grande Natal e teve como participantes pessoas idosas dependentes, cuidadores informais e profissionais de saúde da ESF. Com o objetivo de caracterizar e conhecer as percepções sobre o cuidado domiciliar, as pessoas idosas e os cuidadores informais foram submetidos à entrevista semiestruturada e foram realizados Grupos de Convergência, denominados GC1, com quatro equipes da ESF. As informações coletadas foram analisadas através da Análise de Conteúdo de Bardin e com auxílio do Software Atlas.ti®. Em seguida, os profissionais presentes nos GC1 participaram da construção de um instrumento de acompanhamento do cuidador informal para apoio no cuidado domiciliar à pessoa idosa através de um novo Grupo de Convergência, denominado GC2, mediado pelo Método do Arco de Charles Maguerez durante quatro reuniões. O GC2 foi cadastrado como Projeto de Extensão na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O cuidado domiciliar enfrenta muitos obstáculos para ser realizado de forma ideal. As pessoas idosas dependentes dependem de cuidadores sobrecarregados em um cenário desfavorável à saúde de ambos. Os profissionais de saúde, não distantes desses impasses, reconhecem a importância do cuidador, porém ainda realizam as visitas centradas na pessoa idosa. O desconhecimento do termo Literacia em Saúde pela equipe expõe a sua não utilização como critério de decisões, limitando a realização do cuidado. Como forma de ampliar o olhar profissional para o cuidador e para a Literacia em Saúde, construiu-se de forma coletiva um instrumento de acompanhamento do cuidador informal pela Atenção Primária à Saúde para apoio no cuidado domiciliar à pessoa idosa.