PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO COLETIVO.
Descritores: Atenção Integral a Saúde da Criança; Crescimento e Desenvolvimento Infantil; Atenção Primária à Saúde.
No Brasil, o direito universal à saúde foi garantido constitucionalmente em 1988, com a criação do Sistema Único de Saúde. Vários esforços foram tomados para que houvesse uma melhora significativa nos indicadores de saúde da criança, a exemplo do Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança, porém, apesar dos avanços e do investimento em políticas públicas voltadas para esta população e da redução significativa nas taxas de mortalidade infantil, outros agravos vem ganhando espaço neste cenário como a prevalência da obesidade infantil, óbitos evitáveis por causas externas como acidentes e violências, além de agravos relacionados as más condições de vida, sendo imprescindível reorganizar as ações de saúde para este público, baseadas na integralidade do cuidado. Objetiva-se propor a implantação do acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento coletivo sob a ótica multidisciplinar em uma Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, a ser desenvolvida na modalidade da pesquisa-ação participativa, à luz da proposta de Thiollent. O local do estudo será a Unidade de Saúde da Família Maria Fausta de Medeiros Dantas, localizada no Município de São José do Seridó/RN. A construção do projeto de implantação será realizada a partir de seminários com rodas de conversas e oficinas temáticas. Os dados serão coletados nos momentos de rodas de conversa e oficinas através da gravação do áudio das falas dos profissionais participantes, que posteriormente serão transcritas na íntegra, por meio do processador de texto (Microsoft Office Word® ), em seguida o documento será transferido para o software ATLAS.ti® para auxiliar no processo de análise. Como produto resultante deste estudo pretende-se elaborar o projeto de implantação do acompanhamento de crescimento e desenvolvimento coletivo com crianças de 0 a 6 meses de vida. Espera-se que a partir da estratégia proposta promovam-se melhorias no acesso ao serviço, como também na qualidade da assistência prestada às crianças, mães e cuidadores. Em relação aos profissionais envolvidos, espera-se ampliar o processo de ensino-aprendizagem, sob a ótica do trabalho interprofissional colaborativo, rompendo com a fragmentação e a especificidade excessivas dos saberes e a promoção de um cuidado integral a saúde da criança e garantindo assim, um crescimento e desenvolvimento adequados para esta faixa etária.