O PROCESSO DE TRABALHO DO CIRURGIÃO-DENTISTA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN: DESAFIOS PARA UM CUIDADO INTEGRAL
Atenção básica; Educação permanente, Integralidade em saúde Práticas interdisciplinares; Saúde Bucal.
A Saúde Bucal Coletiva surgiu com o advento do Sistema Único de Saúde trazendo uma nova perspectiva para as práticas odontológicas no serviço público. Entretanto, não tem sido fácil romper com o projeto hegemônico no campo da odontologia que remete as práticas do passado fundamentadas ao paradigma flexneriano, com concepções voltadas exclusivamente para a dimensão biológica do indivíduo e orientada para a doença e sua cura, de ações muitas vezes isoladas, repetitivas e descontextualizadas. Qualificar ações que envolvam e estimulem novas formas de empreender essas práticas compreende novas estratégias que favoreçam o redirecionamento do modelo de atenção à saúde bucal na Atenção Básica, de forma que o usuário passe a ocupar o centro das ações de saúde e a delinear as intervenções científicas e técnicas com vistas a integralidade do cuidado. Para tanto, é preciso que haja uma forte integração e interação entre os diferentes profissionais, bem como a junção de habilidades e conhecimentos distintos. Nessa perspectiva, é imprescindível a ampliação de espaços de boas práticas que, por sua vez, envolvem dois caminhos: a discussão de estratégias de gestão e, primordialmente, o trabalho em equipe colaborativo. O desenvolvimento desta competência envolve a Educação Permanente em Saúde, entendida como fundamental no processo formativo dos trabalhadores do SUS. O objetivo do estudo é analisar o processo de trabalho do cirurgião-dentista na Estratégia de Saúde da Família do município de São José de Mipibu-RN. Trata-se de uma pesquisa social de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva a ser desenvolvida na Atenção básica do município e que compreenderá os profissionais cirurgiões-dentistas da Estratégia de Saúde da Família. A coleta de dados será realizada por meio de entrevista individual através de roteiro semi-estruturado e os dados oriundos das entrevistas serão organizados, explorados e analisados com base no método apresentado por Bardin e codificados e sistematizados por meio do software ATLAS.ti 8. Como produto resultante desse estudo pretende-se elaborar uma proposta de educação permanente que envolve a construção de um Objeto Virtual de Aprendizagem para fortalecimento do trabalho em equipe colaborativo a partir das necessidades identificadas no estudo.