Banca de DEFESA: MOISES FERREIRA DA CRUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MOISES FERREIRA DA CRUZ
DATA : 10/07/2025
HORA: 16:30
LOCAL: meet.google
TÍTULO:

ESCAPE ROOM - CENÁRIO SIMULADO REALÍSTICO EM URGÊNCIA HIPERTENSIVA GESTACIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Síndromes Hipertensivas na Gravidez; Educação Permanente em Saúde; Simulação realística.

 


PÁGINAS: 105
RESUMO:

Introdução A hipertensão gestacional figura como uma das principais causas de mortalidade materna e perinatal, exigindo respostas clínicas rápidas, seguras e integradas por parte das equipes multiprofissionais de saúde. No cotidiano da assistência obstétrica, ainda são evidentes fragilidades relacionadas à estrutura dos serviços, à padronização de condutas e à articulação entre os profissionais, especialmente diante de situações de urgência hipertensiva. Diante desse cenário, a Educação Permanente em Saúde (EPS) surge como estratégia central para o aprimoramento técnico e relacional das equipes, especialmente quando associada às metodologias ativas de ensino-aprendizagem, com destaque para a simulação realística. Entre essas metodologias, a modalidade escape room tem se consolidado como ferramenta promissora por seu potencial de promover engajamento, tomada de decisão, trabalho colaborativo e raciocínio clínico em ambientes simulados de alta fidelidade. Objetivo Com base nessas premissas, o presente estudo teve como objetivo construir, de forma participativa, um cenário de simulação realística aplicado ao manejo da urgência hipertensiva gestacional, fundamentado na lógica da metodologia escape room. Metodologia Trata-se de um estudo metodológico, de abordagem qualitativa, desenvolvido a partir da Pesquisa Convergente Assistencial (PCA), em um hospital-maternidade público do município de Natal/RN. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: entrevistas semiestruturadas com profissionais da enfermagem e da medicina atuantes na linha de frente do cuidado obstétrico, e realização de Grupos de Convergência organizados em comunidades virtuais. A análise dos dados seguiu as etapas propostas pela PCA — apreensão, síntese, teorização e transferência — com apoio do software ATLAS.ti® para codificação temática Resultados Como resultados, a pesquisa revelou importantes fragilidades na prática assistencial, como a ausência de protocolos formais, insegurança na tomada de decisão, falhas de comunicação e sobrecarga emocional dos profissionais. Em contrapartida, identificou-se um forte potencial para a construção coletiva de soluções e a valorização da simulação como estratégia formativa. A partir da escuta qualificada dos participantes, foram desenvolvidos dois produtos técnico-tecnológicos: (1) um roteiro estruturado para a construção de cenários de simulação realística, e (2) o cenário de simulação realística em urgência hipertensiva gestacional intitulado pelos participantes como “GestaEscapa: Missão Pressão Sob Controle”, elaborado sob a lógica do escape room, envolvendo enredo clínico contextualizado, desafios interativos e critérios pedagógicos definidos.A pesquisa reafirma o valor da simulação realística como tecnologia educacional potente para a qualificação das práticas de cuidado em contextos de urgência, especialmente quando construída de forma dialógica e ancorada na realidade dos serviços. Os produtos resultantes apresentam potencial de replicabilidade e aplicação em processos de educação permanente voltados à segurança do paciente e à melhoria da atenção materno-infantil no SUS.
Palavras-chave: Síndromes Hipertensivas na Gravidez; Educação Permanente em Saúde; Simulação Realística, Escape Room.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 3098531 - ALEXANDRA DO NASCIMENTO CASSIANO - nullExterna à Instituição - CARLA SUELLEN PIRES DE SOUSA - EBSERH
Presidente - 2200719 - MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA
Interna - 2207229 - SIMONE PEDROSA LIMA
Notícia cadastrada em: 25/06/2025 10:35
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