O ENSINO DE FILOSOFIA POR MEIO DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Ensino de Filosofia. Linguagem Audiovisual. Produção de vídeo.
A utilização da tecnologia digital em sala de aula pode trazer inovação à prática de ensino e aprendizagem. O uso das mídias digitais, especialmente o vídeo, pode contribuir para o despertar da criatividade dos alunos. A problemática dessa pesquisa está inserida nas dificuldades de transposição didática da área Humanista, na qual está inserida a Filosofia, para o contexto de ensino e aprendizagem. Muitos alunos não entendem a importância da disciplina filosofia, e o professor precisa desenvolver de uma forma motivadora e dinâmica, a autonomia e a reflexão do pensar do aluno. O objetivo geral deste trabalho é criar uma proposta metodológica com o objetivo de ensinar a filosofar por meio da produção audiovisual. Quanto à metodologia, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa com características de uma pesquisa-ação, tendo como finalidade investigar e documentar uma situação real de aprendizagem por meio da produção de audiovisuais e uma intervenção metodológica por meio de uma sequência didática. Os sujeitos da pesquisa são alunos do segundo ano do ensino médio, da escola estadual Senador Dinarte Mariz, situada na zona leste de Natal/RN. Os instrumentos utilizados foram a roda de conversa e os questionários. Este trabalho tem a finalidade de desenvolver uma intervenção metodológica para o professor de filosofia, por meio do produto originado da pesquisa, possibilitando uma maior dinâmica no processo de ensino, buscando tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos e fazendo-os refletir e aprender por meio de suas produções. Ao final da pesquisa por meio da análise dos dados, constatou-se que a proposta metodológica é uma estratégia possível. Esse trabalho caracteriza-se como uma contribuição à área de Tecnologia Educacional e ao ensino da Filosofia. Os resultados apontam que a atividade de produção audiovisual realizada pelos estudantes promoveu o engajamento e a criatividade na aprendizagem de filosofia e deu oportunidade para ser o principal ator de seu processo de aprendizagem. O produto consistiu na elaboração de um guia para os professores de filosofia.