Fenômeno de wing rock em placas ortotrópicas
wing rock; placas ortotrópicas; Strouhal.
O fenômeno de wing rock é caracterizado por uma oscilação rotacional indesejável em aeronaves, principalmente no seu eixo de rolamento, que ocorre em velocidades de voo relativamente baixas e com elevado ângulo de ataque. As instabilidades de voo acarretadas pelo fenômeno de wing rock podem afetar o desempenho das aeronaves e o controle de voo. No presente trabalho o fenômeno de wing rock é estudado em placas ortotrópicas retangulares de materiais compósitos com várias razões de aspecto. Os experimentos foram realizados em um túnel de vento com velocidade de vento de 6 m/s. As placas de material compósito foram produzidas com fibras de carbono unidirecionais e foram posicionadas com as fibras orientadas a 0° ou 90° em relação a direção do escoamento de ar. Os parâmetros estudados foram o número de Strouhal, a variação do ângulo de rolamento, a deformação da placa e a influência da orientação das fibras no fenômeno de wing rock. Os resultados obtidos com as placas de material compósito foram comparados com resultados obtidos em placas de alumínio com o mesma razão de aspecto. Observou-se que o compósito com fibras orientadas a 90° do escoamento com razão de aspecto de 3,25, em relação ao alumínio, indica excelentes propriedades de amortecimento de momento fletor paralelo à direção das fibras e alcança valores de frequência induzida por vórtices menores à medida que o ângulo de ataque aumenta.