ANÁLISE EM COMPÓSITOS LAMINADOS DE TECIDO HÍBRIDO COM FIBRA DE CARBONO/VIDRO ATRAVÉS DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS
Compósitos Híbridos, MEF, Fator de Concentração de tensões.
A constante evolução da tecnologia trouxe a necessidade da produção e desenvolvimento de novos materiais com a intenção de abranger condições de serviço cada vez mais específicas. Neste sentido, os compósitos laminados, surgiram para atender condições, tornando indispensável na indústria aeronáutica, aeroespacial, entre outras. Recentemente, o emprego de laminados híbridos resultou na produção de compósitos com principal objetivo de aliar excelente resistência mecânica com redução de custo, trazendo assim, uma gama de novos materiais. Entretanto, a caracterização destes compósitos é experimentalmente cara e requer mão de obra extremamente especializada. Por isso, a análise numérica tornou-se um instrumento prático e acessível economicamente no auxílio da caracterização de materiais e possível prevenção de falhas. Diante destas motivações, o Método dos Elementos Finitos foi adotado neste trabalho para a simulação do ensaio de tração para a avaliação do comportamento mecânico do material compósito híbrido de fibra de carbono/vidro. Foram simulados corpos de provas do compósito produzido com angulações de orientação da fibra (0°, 30°, 45°, 60° e 90°) com e sem descontinuidade, com objetivo de também verificar a influência da concentração de tensões nos corpos de prova. Os resultados preliminares mostraram uma diferença entre as tensões médias experimental e numérica para amostras sem descontinuidade variando entre 1,71% a 39,77% de acordo com a orientação das fibras (zero graus à 90 graus). Já nas amostras com descontinuidade, os resultados de tensão média variaram entre 10,94% a 116,10%. Estes resultados preliminares mostram que o ensaio numérico representou bem o comportamento mecânico obtido quando comparado ao ensaio experimental, tanto para os modelos sem descontinuidade quanto nos modelos com furo central.