DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO EXPERIMENTAL DE MODELO NUMÉRICO MULTIESCALA PARA PREVISÃO DA CURVA TENSÃO-DEFORMAÇÃO DE AÇOS DUAL PHASE PELO MÉTODO RVE
Material Multiescala, Método RVE, Teoria da Homogeneização, EBSD e validação experimental.
O aço dual phase (DP) tem se destacado na classe dos Aços Avançados de Alta Resistência (AHSS), mostrando-se uma alternativa viável para diminuição de emissão de gases emitidos por veículos de mobilidade, principalmente, veículos automotivos movidos à combustão. O aço DP é tido como um microcompósito provido de microestrutura bifásica composta por ilhas de martensita dura e resistente dispersa na matriz ferrítica dúctil e macia, o que confere propriedades mecânicas demandadas pelos projetistas de automóveis com acessíveis relações de custo-benefício. Dentre essas propriedades, destacam-se: alta resistência mecânica, considerável capacidade de encruamento, escoamento contínuo, alongamento uniforme, baixa resistência ao escoamento, boa conformabilidade e considerável tenacidade à fratura. Isso proporciona o aumento da segurança dos passageiros, mesmo com a redução de peso estrutural e, consequentemente, a diminuição do consumo de combustível. Dada a importância dos aços DP, um modelo numérico multiescala foi desenvolvido para determinar o comportamento de tensão-deformação para diferentes aços DP obtidos através da aplicação de ciclos térmicos intercríticos distintos. O modelo ou design computacional de material é baseando no método Elemento Representativo de Volume (RVE) virtual gerado no módulo FE (Finite Element) do software Digimat a partir de informações oriundas da técnica Difração de Elétrons Retroespalhados (EBSD). O equacionamento constitutivo elastoplástico aplicado é baseado na teoria de deslocamento, tornando possível realizar a simulação de tração uniaxial em plataforma numérica Ansys Workbench. A Teoria da Homogeneização é então aplicada para converter o comportamento de escala micro para macro, sendo usado ensaio mecânico de tração uniaxial para validação experimental.