FABRICAÇÃO LOCAL DE BICOS INJETORES DIESEL EURO 5 FUNCIONAIS QUE SATISFAZEM A LEGISLAÇÃO GLOBAL PARA 2020
Diesel; bicos injetores; desgaste; emissão de particulado sólido.
Desenvolveu-se um método de fabricação de um bico injetor diesel que atende à norma EURO 5, utilizando-se tecnologia local para torneamento, retificação e eletroerosão de materiais metálicos com o intuito de gerar tecnologia mecânica norte-rio-grandense que lastreie atividade industrial. Todos os detalhes relacionados a custo, parâmetros dos processos de fabricação e tratamento térmico utilizados foram documentados e são reproduzíveis. Após fabricados, os bicos injetores foram ensaiados na bancada de ensaios de injetores do Grupo de Estudos de Tribologia e Integridade Estrutural (GET-UFRN), comparando-se o padrão de atomização dos bicos fabricados com os bicos comercialmente disponíveis, a partir de filmagem com Charged Coupled Device Camera (CCD), ajustada para capturar imagens a 10.000 quadros por segundo. O desempenho dos bicos quanto à vazão e resistência ao desgaste também foram avaliados a partir de ensaios de longa duração realizados nessa bancada. Os mecanismos de desgaste do material do bico foram avaliados a partir de inspeção visual e imagens de Microscopias Óptica (MO) e Eletrônica de Varredura (MEV) e são discutidos de modo a embasar a modelagem da sua taxa de desgaste e, consequentemente, sua vida funcional de modo a assegurar emissão de particulado sólido PM dentro dos limites ambientais toleráveis e legalmente instituídos para 2020.