ESTUDO DA EVOLUÇÃO DAS TENSÕES RESIDUAIS EM AÇOS ROLAMENTO POR DIFRATOMETRIA DE RAIOS-X EM CONTATOS CÍCLICOS
Tensão Residual; Difratometria de Raios-X; Desgaste; Tribologia.
Nos dias atuais, uma lubrificação mínima é imprescindível em sistemas mecânicos e seu limite superior é a "condição seca". De forma análoga, materiais, processos de fabricação, tratamentos térmicos, montagem e manutenção destes sistemas são limitados a uma matriz de custo elevada e competitiva que constitui um cenário complexo do ponto-de-vista das tensões residuais e da resistência do material. O objetivo deste trabalho foi verificar a influência sofrida pelas tensões residuais em pistas de rolamentos axiais, fabricados em aço DIN 100Cr6, após ensaios em um tribômetro, sob diferentes pressões de contato em condições seca e de lubrificação limítrofe. O método Sen²ψ pela técnica de difratometria de Raios-X foi usado para mapear as tensões residuais. Três zonas da pista de rolamento foram selecionadas para a avaliação após ciclagens pré-determinadas, comparando-as com a sua condição nova ("como recebido"). Tendência central e de dispersão das medições, assim como fenômenos de desgaste são discutidos e comparados com dados publicados.