Um modelo de unidade de medida inercial utilizando três acelerômetros triaxiais
No espaço tridimensional, um corpo pode efetuar translações e ou rotações em relação a cada um de seus eixos. Identificar com precisão o deslocamento realizado por este corpo é fundamental para alguns sistemas. Em sistemas de navegação inercial tradicionais, utiliza-se acelerômetros para reconhecer a aceleração linear e giroscópios para reconhecer a velocidade angular registrada durante o deslocamento. O giroscópio, entretanto, é um dispositivo de custo mais elevado e com alto consumo quando comparado ao acelerômetro. Essa desvantagem deu origem às pesquisas a respeito de unidades de medidas inerciais que não utilizam estes dispositivos. A ideia de utilizar apenas acelerômetros para calcular o movimento linear a angular surgiu no início da década de 60 e vem se desenvolvendo através de modelos que variam no número de sensores, na maneira como estes são organizados e no modelo matemático utilizado para derivar este movimento. Este trabalho propõe a construção de um protótipo que utiliza os sinais de três acelerômetros triaxiais para identificar o deslocamento realizado. Os sensores são dispostos de maneira a permitir a completa identificação dos movimentos.
acelerômetros; giroscópios; sistemas de navegação inercial
No espaço tridimensional, um corpo pode efetuar translações e ou rotações em relação a cada um de seus eixos. Identificar com precisão o deslocamento realizado por este corpo é fundamental para alguns sistemas. Em sistemas de navegação inercial tradicionais, utiliza-se acelerômetros para reconhecer a aceleração linear e giroscópios para reconhecer a velocidade angular registrada durante o deslocamento. O giroscópio, entretanto, é um dispositivo de custo mais elevado e com alto consumo quando comparado ao acelerômetro. Essa desvantagem deu origem às pesquisas a respeito de unidades de medidas inerciais que não utilizam estes dispositivos. A ideia de utilizar apenas acelerômetros para calcular o movimento linear a angular surgiu no início da década de 60 e vem se desenvolvendo através de modelos que variam no número de sensores, na maneira como estes são organizados e no modelo matemático utilizado para derivar este movimento. Este trabalho propõe a construção de um protótipo que utiliza os sinais de três acelerômetros triaxiais para identificar o deslocamento realizado. Os sensores são dispostos de maneira a permitir a completa identificação dos movimentos.