Banca de QUALIFICAÇÃO: ISAU DE SOUSA SILVA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISAU DE SOUSA SILVA JUNIOR
DATA : 15/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/okv-mtxe-gqf
TÍTULO:

Desenvolvimento de sensor de umidade de solo de ampla faixa de medição baseado em antena de microfita


PALAVRAS-CHAVES:

Sensor de umidade do solo, sensor planar de micro-ondas,Teor de umidade do solo, Antena de microfita, Capacitor  nterdigital.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

O conteúdo de água do solo e a disponibilidade de água são de fundamental importância para as atividades terrestres, especialmente aquelas que envolvem agricultura, silvicultura, hidrologia e engenharia. Por essa razão, diversos autores têm se dedicado a propor formas práticas e simples de obter essa informação utilizando as mais diversas técnicas de medição. Das muitas técnicas de determinação do teor de umidade do solo, as técnicas baseadas nas características dielétricas, como a refletometria no domínio do tempo (TDR) e a refletometria no domínio da frequência (FDR), despontam como as mais usadas para medição do teor volumétrico de umidade do solo em campo. Contudo, apesar do bom desempenho dessas técnicas, o custo de aquisição de sensores desse tipo é bastante elevado, impossibilitando o uso extensivo desses dispositivos em campo. Nesse contexto, sensores planares de micro-ondas têm ganhado bastante atenção dos pesquisadores como alternativa para o sensoriamento de umidade do solo em campo, pois, devido a suas características inerentes, como baixo custo de produção, facilidade de manuseio, leveza, tamanho reduzido e velocidade de medição, esses sensores se mostram bastante adequados para aplicações que requerem sensoriamento contínuo e em grandes quantidades in situ. Contudo, apesar das vantagens desses sensores e da boa precisão das medições obtidas por eles, reportadas na literatura, esses dispositivos têm apresentado dificuldade em efetuar medições quando o teor volumétrico de umidade do solo está acima de 20%, limitando em muito a aplicação desses, que são os sensores mais simples e baratos encontrados na literatura. Com isso, este trabalho apresenta o projeto de um sensor planar de umidade de solo baseado em antena de microfita com ampla faixa de medição. O sensor proposto consiste em uma antena de microfita de patch retangular projetada para operar em 1,5 GHz. O dispositivo foi projetado com o substrato dielétrico FR-4 (εr = 4,4 e tan(δ) = 0,02) e um capacitor interdigitado (IDC) integrado ao patch da antena. Os resultados simulados mostraram que o sensor-antena proposto é capaz de efetuar medições da permissividade dielétrica de materiais sólidos sem perda em uma faixa de 1 a 26, com percentual de deslocamento de frequência de ressonância (PRFS) máximo de 57,14% e sensibilidade mínima de aproximadamente 0,04 GHz em εr = 26, indicando que o sensor proposto pode ser capaz de realizar medições de umidade de solo em uma ampla faixa de medição.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2524053 - ANTONIO LUIZ PEREIRA DE SIQUEIRA CAMPOS
Interno - 1412682 - VICENTE ANGELO DE SOUSA JUNIOR
Externo à Instituição - ISAAC BARROS TAVARES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 30/07/2024 11:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao