Um problema de roteamento de veículo bi-objetivo que integra operações de roteamento em decisões táticas de agrupamento
Roteamento, Veículos, Cluster, modelo exato
Neste trabalho, consideramos um problema de roteamento de veículo bi-objetivo em que, além da minimização clássica do custo total de roteamento, o operador também precisa minimizar o diâmetro máximo das rotas, que é a distância máxima entre dois clientes atendidos dentro da mesma rota. Este problema surge em aplicações onde, durante a decisão, o planejador precisa integrar as decisões de roteamento em seu planejamento tático de modo a reduzir o custo de uma rota potencial sob incerteza. Além da descrição do problema, fornecemos uma formulação inteira linear do problema e um método ad hoc ε-constraint capaz de lidar com problemas de tamanho pequeno. Também apresentamos um algoritmo baseado na estratégia de Busca em Vizinhança Variável para a solução de problemas maiores e um Algoritmo de Ordenação por Não-Dominância baseado em Algoritmos Genéticos. Nós fornecemos um análise dos resultados obtidos após a execução dos nossos algoritmos em algumas instâncias clássicas do problema do roteamento do veículo capacitado. Apresentamos também alguns métodos que permitirão apresentar os resultados utilizado-se de métricas de qualidade visual.