Utilização de Ferramenta de Realidade Aumentada para Ajudar em Tarefas Psicopedagógicas com Crianças Pertencentes ao Transtorno do Espectro Autista
Transtorno do Espectro Autista, Realidade Aumentada, Google CardBoard,Funções executivas, Processamento facial.
A presente tese objetiva mostrar os esforços realizados para o desenvolvimento de uma ferramenta que ajuda crianças afetadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apresentamos o uso da ferramentas, que é baseada em Realidade Aumentada e basicamente consiste na exibição de cenas caricaturadas da vida real, através dos óculos Google Cardboard, que foram utilizadas em tarefas e testes psicopedagógicos, realizados com essas crianças. Analisamos os relacionamentos sobre o possível aumento nas funções executivas quando essas têm seu processamento facial suavizado usando o sistema proposto e vendo o mundo real como um desenho animado. Este estudo inicial fornece evidências para verificar que tais crianças têm um interesse particular em desenho animado a despeito de faces humanas. Os resultados alcançados sugerem que o ambiente proposto ajuda a aumentar o desempenho das crianças em tarefas psicopedagógicas e que pode ser uma ferramenta útil para ajudar os profissionais em educação em suas tarefas e a proporcionar um melhor suporte a essas crianças, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de suas funções executivas.