O Problema de Clustering Heterogêneo Fuzzy: Modelos e Heurísticas
Problema de Clustering Heterogêneo, Ambientes Fuzzy, Segmentação de Consumidores.
Este trabalho propõe formulações para o Problema de Clustering Heterogêneo Fuzzy
e propõe um método heurístico de Busca em Vizinhança Variável para resolvê-lo. O Problema de Clustering Heterogêneo Fuzzy é um problema de agrupamento de dados modelado em dois níveis. O primeiro identifica grupos de indivíduos cujas percepções acerca
dos objetos envolvidos sejam similares. O segundo nível identifica partições fuzzy de objetos distintas para cada grupo de indivíduos. O segundo nível é baseado no problema das
p-medianas, cujo objetivo é separar um conjunto de objetos em subconjuntos menores e
definir um objeto para cada subconjunto como mediana, de modo que a soma das dissimilaridades entre cada objeto e sua mediana seja mínima. O Problema de Clustering Heterogêneo Fuzzy generaliza o problema das p-medianas para ambientes fuzzy, permitindo
que os níveis de pertinência de cada objeto em relação a cada cluster seja fracionário.
Essa generalização permite novas interpretações dos resultados, como a identificação de
relações simultânea de objetos com diferentes clusters.