Implementação em FPGA de módulo de efeito de reverberação
Processamento digital de áudio, reverberação, convolução, aceleração por hardware, lógica reconfigurável, FPGAs
O efeito de reverberação ocorre pela reflexão do som nas superfícies adjacentes à fonte
sonora durante sua propagação até o ouvinte e a resposta ao impulso de um ambiente
representa suas características de reverberação. Por ser dependente do ambiente, a reverberação
leva ao ouvinte características do espaço onde o som está sendo reproduzido e
comumente sua ausência não soa como “natural”. Como nem sempre é possível ter características
desejáveis de reverberação em gravações, métodos para reverberação artificial vêm
sendo desenvolvidos há décadas, sempre buscando implementações mais eficientes e mais
fiéis aos ambientes reais. Neste trabalho é apresentada uma implementação em FPGA
(Field Programmable Gate Array) de uma estrutura de reverberação digital de áudio clássica,
usando filtros allpass, baseada na proposta de Manfred Schroeder, demonstrando a
utilização de hardware reconfigurável como plataforma de desenvolvimento e implementação
de efeitos digitais de áudio, com foco nas características de modularidade e de reuso.