Um algoritmo de otimização multiobjetivo para o problema de roteamento de veículos capacitado com somatória mínima de diâmetros
Roteamento, Veículos, Cluster, modelo exato
O Problema do Roteamento de Veículos (PRV) consiste no atendimento de um conjunto de clientes através de uma frota de veículos partindo de um depósito e retornando ao mesmo. O problema capacitado é uma extensão onde cada veículo possui uma capacidade que não deve ser ultrapassada pelo somatório das demandas de um conjunto de clientes atendidos por esse veículo em sua rota. O resultado do PRV Capacitado são as rotas de menor custo feita pelos veículos de modo a atender a demanda dos clientes respeitando as restrições de capacidade. Nesse trabalho será abordada outra versão do PRV Capacitado onde os clientes estão agrupados em clusters, chamada de PRV Clusterizado. Um veículo ao visitar um cluster deve atender todos os clientes do referido conjunto formando um caminha hamiltoniano. A demanda de um cluster é o somatório das demandas dos seus clientes. A proposta dada nesta qualificação é trabalhar com casos onde os clusters não são dados a priori, cabendo ao algoritmo definir a melhor configuração dos clusters e aplicar o roteamento. Para isso pretende-se desenvolver um modelo exato com base na minimização do somatório dos diâmetros dos clusters a fim de definir quais clusters devem ser utilizados. Serão apresentados os trabalhos relacionados que servirão de base para elaboração do modelo e obtenção dos cortes necessários.