ENTRE TRAÇOS E TELAS: Um registro das experiências metodológicas de ensino do desenho à mão livre em ambientes virtuais entre os anos de 2020 – 2023 na UFRN, UFERSA e UNIRN
recursos tecnológicos; desenho à mão livre; COVID 19; diretrizes curriculares
Esta tese procura pesquisar e enfatizar os diversos recursos metodológicos ora desenvolvidos e utilizados por docentes no ensino-aprendizagem de práticas do desenho à mão livre, em formato remoto, entre os anos de 2020 e 2023, nos três cursos de arquitetura e urbanismo com melhores índices de avaliação pelo Ministério de Educação (MEC) no estado do Rio Grande do Norte (RN). A hipótese sustenta-se na ideia de que existiram práticas remotas exitosas, advindas das experiências do período da pandemia da COVID-19, e que ampliaram em certo grau as possibilidades do ensino-aprendizagem do desenho à mão livre, independente do contexto cultural, mas que ainda apresentam em algum nível (pedagógico, formativo, social etc.) impactos no processo de formação profissional enquanto implementação dos conteúdos orientados pelas diretrizes curriculares nacionais vigentes. Tratar das experiências remotas de ensino-aprendizado do desenho à mão livre na UFRN, na UFERSA e na UNIRN, nos permite olhar para o processo de formação e qualificação profissional no âmbito local e acende uma lanterna mais direcionada para a discussão da implementação de recursos remotos e virtuais, bem como para a construção de projetos pedagógicos nessas, e outras IES, tornando mais alinhado o diálogo de ensino com o avanço das tecnologias digitais e com o debate nacional de formação em arquitetura e urbanismo.