DESENHOJE: Diretrizes para o atual e o futuro ensino de desenho à mão livre nos Cursos de Arquitetura e Design
Desenho à mão livre; Ensino; Abordagens metodológicas
A pesquisa desenvolvida tem como objetivo geral: compreender a relevância do aprendizado do desenho à mão livre na formação atual de arquitetos e designers, investigando de que modo essa prática pode orientar e ser integrada a novas abordagens metodológicas. O estudo busca compreender como o desenho manual está presente no processo de ensino-aprendizagem, a partir dos pontos de vista de estruturas curriculares, de autores, de docentes e de discentes de ambos os cursos, identificando sua importância, em especial no processo de concepção projetual. O foco é trazer questões relacionadas ao desenho à mão livre no contexto contemporâneo, valorizando as contribuições de ontem, identificando a situação de hoje e potencializando o ensino para o amanhã. A pesquisa também reflete sobre a necessidade de adaptação às novas modalidades da prática e ao uso adequado dos recursos tecnológicos, buscando aliar tradição e inovação para a manutenção do desenho como prática ativa dos designers. Nesse sentido, com base em uma metodologia de Pesquisa-ação, foram levantados os planos de ensino de componentes curriculares de desenho com o foco na ação manual em cursos de Arquitetura e Urbanismo e nos diversos perfis de cursos de Design em todo o Brasil. Foi feito um estado da arte na intenção de identificar as produções recentes acerca da temática e verificar seu alinhamento com a bibliografia clássica. Para a coleta de dados, estabeleceu-se uma rede colaborativa, com a qual foi possível realizar entrevistas com autores brasileiros recorrentes nos planos de ensino, e professores de ambos os cursos, além de rodas de conversa e oficinas práticas com discentes voluntários. Esta pesquisa tem como objeto de estudo as abordagens de ensino de desenho à mão livre nos cursos de Arquitetura e Design e a pré-defesa expõe uma visão geral da relatoria do trabalho elaborado até o momento e os resultados parciais.