Wayfinding no planejamento de campi universitarios: reflexoes com base na percepcao ambiental de pessoas com deficiencia visual
wayfinding, acessibilidade, pessoas com deficiência visual, campus universitário; percepção ambiental
O incremento das políticas de inclusão no Ensino Superior tem repercutido no maior número de matrículas de pessoas com deficiência em cursos de graduação no Brasil, dentre elas as pessoas com deficiência visual (PDVs). Apesar disso, nos espaços físicos dos campi universitários brasileiros ainda são observadas muitas lacunas quanto à orientação e mobilidade destas últimas, condição que dificulta os processos de wayfinding, ou seja, a navegabilidade no ambiente. Partindo deste entendimento, esta pesquisa questiona: como o planejamento de campi universitários de Instituições Federais de Educação Superior (IFES) pode incorporar conhecimentos sobre os processos de wayfinding de pessoas com deficiência visual, a partir da percepção destas pessoas, a fim de melhorar a qualidade ambiental destas áreas? A hipótese defendida indica que o estudo das relações entre os mecanismos de percepção/cognição e os atributos ambientais requisitados por pessoas com deficiência visual nos campi universitários pode contribuir para orientar o planejamento, visando melhorar os processos de wayfinding destas pessoas e útil para o público em geral. O principal objetivo do estudo foi investigar os processos de wayfinding de pessoas com deficiência visual em três campi universitários de Instituições Federais de Ensino Superior do nordeste brasileiro (UFC, UFPB e UFRN), a fim de subsidiar processos de planejamento que otimizem sua navegabilidade nestes espaços. Para tanto, a investigação utilizou estratégia multimétodos composta por visitas exploratórias, entrevistas semiestruturadas e não estruturadas, grupos focais, percursos comentados, passeios acompanhados e análise de acessibilidade. Como participantes foram recrutados: (i) PDVs destas instituições (estudantes, professores e técnicos administrativos); (ii) profissionais dos setores de planejamento do espaço físico atuantes nos campi e (iii) profissionais que trabalham com a temática acessibilidade nos campi. Os resultados apresentados confirmam a hipótese e apresentam contribuições teóricas e práticas para o planejamento espacial de campi universitários visando a melhoria dos processos de wayfinding de PDVs, muitas delas também úteis para o público em geral.