Banca de QUALIFICAÇÃO: DEISYANNE CÂMARA ALVES DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEISYANNE CÂMARA ALVES DE MEDEIROS
DATA : 19/11/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

JOGOS PEDAGÓGICOS ANALÓGICOS DE AUXÍLIO À CONCEPÇÃO
FORMAL NA INICIAÇÃO AO PROJETO ARQUITETÔNICO

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Projeto de Arquitetura. Concepção formal. Processo de Projeto.
Jogos pedagógicos analógicos.

 


PÁGINAS: 150
RESUMO:

As limitações no repertório formal de alunos iniciantes em Arquitetura e Urbanismo impactam
diretamente a concepção da forma arquitetônica, comprometendo tanto o desenvolvimento
do aprendizado quanto a formação necessária para a futura prática profissional. No processo
de ensino-aprendizagem do projeto de arquitetura, embora muitos estudos historicamente
explorem o conceito de concepção formal do projeto e, outros, associem o uso de jogos como
recurso didático-pedagógico para a concepção da forma arquitetônica, há uma necessidade
de estudos que relacionem a maneira como os jogos pedagógicos analógicos podem favorecer
o aprendizado de estudantes iniciantes, tornando o processo de projeto mais explícito e
auxiliando na formação de repertório. Esta pesquisa visa investigar métodos de ensino e
recursos didático-pedagógicos voltados para a concepção da forma arquitetônica por
estudantes iniciantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, como apoio ao processo de
projeto e à formação de repertório projetual, buscando, mais especificamente, entender e
verificar como a aprendizagem baseada em jogos analógicos pode favorecer esse processo de
ensino-aprendizagem e contribuir para a renovação do ateliê de projeto. Para isso, propõe-se
a realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa no contexto da iniciação ao projeto,
envolvendo alunos e professores de disciplinas do primeiro ano do curso de Arquitetura e
Urbanismo, assim como professores com experiência no uso de jogos pedagógicos analógicos
no ensino de projeto. A pesquisa é propositiva e aplicada (pesquisa-ação) com realização de
oficinas de concepção formal. Os dados serão coletados por meio de observação nãoparticipante
de uma disciplina de início de curso, entrevistas com professores, formulários
aplicados aos alunos na disciplina analisada, além da observação participante nas oficinas
planejadas, com aplicação de formulário a alunos participantes, após experimentos. Os dados
obtidos serão objeto de análise de conteúdo e de triangulação com o que se preceituou no
referencial teórico, nos estudos empíricos, na proposição do jogo pedagógico e na aplicação
dos experimentos. Como resultado, espera-se avaliar as potencialidades e os limites da
aprendizagem baseada em jogos analógicos como ferramenta didática de apoio ao processo
de projeto de alunos iniciantes e sua contribuição para a formação de repertório que auxilie a
concepção formal.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Interna - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Externa à Instituição - DORIS CATHARINE CORNELIE KNATZ KOWALTOWSKI - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 21/10/2025 13:02
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