Título: O papel do sistema de espaços livres em campi universitários do Nordeste brasileiro:
Um estudo sob a ótica da Avaliação Pós-Ocupação.
PALAVRAS-CHAVE: qualidade ambiental, sistema de espaços livres, ambiente universitário.
RESUMO:
Em resposta às políticas nacionais para o setor, os campi de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras proliferam a partir da década de 1960/70, se desenvolveram lentamente durante a segunda metade do século XX e, na última década, passaram por intensas mudanças na estrutura física, as quais podem vir a incidir sobre sua qualidade ambiental (QA) e, consequentemente, sobre a qualidade de vida (QV) da população usuária: alunos, professores, funcionários e visitantes. Considerando o campus como um recorte do espaço urbano, a tese tomará como objeto de estudo o sistema de espaços livres (SEL) em campi de universidades federais, focalizando, em especial, as 18 cidades universitárias situadas no Nordeste brasileiro (UFAL, UFBA, UFC, UFCA, UFCG, UFERSA, UFMA, UFOB, UFPB, UFPE, UFPI, UFRB, UFRN, UFRPE, UFS, UFSB, UNILAB, UNIVASF). Um olhar inicial sobre tais instituições produziu a pergunta de partida que conduz esta pesquisa: Como o SEL de campi universitários influencia a QA das IES e, consequentemente, a QV de seus usuários? Respondendo provisoriamente a esta questão, a hipótese trabalhada é que a qualidade ambiental dos espaços livres dos campi de universidades federais do nordeste brasileiro é precária, não oferecendo características que promovam qualidade de vida aos seus usuários. A fim de empreender a discussão necessária a investigação pretendida, o objetivo geral desse estudo é compreender o SEL de universidades federais do Nordeste brasileiro, visando traçar diretrizes para promover sua QA. Subsidiando a investigação, a atividade empírica terá como recorte espacial dois campi: o Campus I da UFPB e o Campus Central da UFRN (escolhidos em função de sua representatividade com relação ao universo estudado). A investigação corresponderá a um estudo de caso múltiplo, utilizando como estratégia de pesquisa a Avaliação Pós Ocupação efetuada por meio de abordagem multimétodos. Além da geração de um vasto diagnóstico, pretende-se refletir sobre o sistema de espaços livres em um novo recorte, o ambiente universitário.