EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E REGISTROS CLÍNICOS: AÇÕES JUNTO À EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE UM HOSPITAL GERAL PÚBLICO
Equipe de assistência ao paciente; Prontuário Médico; Educação continuada; Segurança do paciente.
Introdução: A comunicação entre a equipe multiprofissional é essencial para a continuidade do cuidado e a segurança do paciente, tendo o prontuário como principal instrumento. Falhas nos registros comprometem a qualidade assistencial e evidenciam a necessidade de ações de Educação Permanente em Saúde (EPS). Este estudo analisa como atividades de EPS podem qualificar os registros clínicos da equipe multiprofissional em
um hospital público do Rio Grande do Norte. Objetivo: Desenvolver atividades de educação permanente em saúde junto à equipe multiprofissional do Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes (HETFF), para melhoria de registros clínicos. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de intervenção, com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio da Pesquisa-ação, realizada com profissionais da equipe multiprofissional do HETFF, localizado na cidade de Caicó/RN, participaram da pesquisa 37 profissionais, entre maio e julho de 2025. O percurso metodológico contemplou as fases: exploratória (questionário diagnóstico), planejamento (estruturação
das oficinas), ação (cinco oficinas educativas com metodologias ativas e um seminário final) e avaliação (análise descritiva dos questionários e discussão qualitativa com apoio de diário de campo). O produto técnico do estudo foi a elaboração de uma cartilha de orientações para registros clínicos. Resultados: O estudo evidenciou um perfil
profissional predominantemente feminino, jovem e qualificado, com destaque para enfermeiros e assistentes sociais. Durante as oficinas foram abordadas quatro temáticas entre eles: introdução aos registros clínicos, implicações éticas e legais, práticas seguras e padronização dos registros na perspectiva interdisciplinar, totalizando seis momentos formativos. As atividades, fundamentadas em metodologias ativas como rodas de
conversa, estudos de caso, simulações e produção colaborativa, promoveram reflexão crítica, integração multiprofissional e aprimoramento das práticas de registro clínico. Observou-se avanços na compreensão do registro como ato de cuidado e instrumento ético e legal, embora persistam desafios relacionados à baixa adesão as oficinas. Considerações Finais: O estudo evidenciou que a qualificação dos registros clínicos
multiprofissionais é essencial para a continuidade do cuidado, a segurança do paciente e a valorização profissional. As ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) promoveram reflexão e aprimoramento das práticas, embora desafios como baixa adesão às capacitações e limitações estruturais ainda persistam. A elaboração participativa de uma cartilha de orientações consolidou-se como ferramenta prática e sustentável,
reforçando a cultura de melhoria contínua. Recomenda-se a integração sistemática da EPS às rotinas institucionais e o investimento em tecnologias que otimizem os registros.