Banca de DEFESA: GABRIELA COSTA SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELA COSTA SOARES
DATA : 18/11/2025
HORA: 15:00
LOCAL: VIRTUAL PELO MEET
TÍTULO:

 

O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA CARTILHA PARA A QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: promoção da saúde; educação em saúde; cuidados pré-operatórios; cuidados

pós-operatórios.


PÁGINAS: 71
RESUMO:

O período perioperatório consiste em um momento desafiador e suscetível a constantes mudanças, exigindo da equipe de saúde uma maior atenção a possíveis erros ou eventos adversos que possam vir a ocorrer em decorrência da assistência à saúde prestada. Por isso, o presente estudo tem como objetivo construir e validar uma cartilha educativa para profissionais de enfermagem sobre os cuidados com o paciente no período perioperatório. O processo de desenvolvimento da cartilha educativa foi composto por duas etapas: 1ª) revisão integrativa, para levantamento e seleção dos dados que compuseram a cartilha; 2ª) estudo metodológico, com o desenvolvimento da cartilha educativa e, por fim, validação do material educativo por juízes especialistas. A validação da cartilha educativa sobre assistência de enfermagem no período perioperatório evidenciou consistência científica, clareza didática e aplicabilidade prática. Na validação de conteúdo, realizada por 24 especialistas, o Índice de Validade de Conteúdo global foi de 0,97, indicando elevado grau de concordância quanto à pertinência, atualidade e relevância das informações. Já a validação de aparência, conduzida por 28 especialistas, apresentou Índice de Validade de Aparência global de 0,99, com consenso sobre clareza, objetividade, adequação estética e organização didática do material. As sugestões dos avaliadores possibilitaram aprimoramentos na redação, terminologia, estrutura e inclusão de protocolos de segurança nas fases pré, intra e pós-operatória. Assim, a cartilha mostrou-se um instrumento educativo confiável e eficaz, com alto potencial de aplicação nos serviços de saúde. Contribui para a qualificação da prática de enfermagem no perioperatório, ao fortalecer a tomada de decisão clínica, a educação em saúde e a capacitação contínua da equipe. Além disso, representa um recurso pedagógico que integra teoria e prática, estimula a aprendizagem significativa e promove profissionais mais críticos, autônomos e preparados para os desafios contemporâneos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - ***.343.184-** - ELZENIR PEREIRA DE OLIVEIRA ALMEIDA - UFCG
Interno - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA
Externa à Instituição - FRANCIDALMA SOARES SOUSA CARVALHO FILHA - UFPI
Notícia cadastrada em: 31/10/2025 15:51
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