O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA CARTILHA PARA A QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE
Palavras-chave: promoção da saúde; educação em saúde; cuidados pré-operatórios; cuidados
pós-operatórios.
O período perioperatório consiste em um momento desafiador e suscetível a constantes mudanças, exigindo da equipe de saúde uma maior atenção a possíveis erros ou eventos adversos que possam vir a ocorrer em decorrência da assistência à saúde prestada. Por isso, o presente estudo tem como objetivo construir e validar uma cartilha educativa para profissionais de enfermagem sobre os cuidados com o paciente no período perioperatório. O processo de desenvolvimento da cartilha educativa foi composto por duas etapas: 1ª) revisão integrativa, para levantamento e seleção dos dados que compuseram a cartilha; 2ª) estudo metodológico, com o desenvolvimento da cartilha educativa e, por fim, validação do material educativo por juízes especialistas. A validação da cartilha educativa sobre assistência de enfermagem no período perioperatório evidenciou consistência científica, clareza didática e aplicabilidade prática. Na validação de conteúdo, realizada por 24 especialistas, o Índice de Validade de Conteúdo global foi de 0,97, indicando elevado grau de concordância quanto à pertinência, atualidade e relevância das informações. Já a validação de aparência, conduzida por 28 especialistas, apresentou Índice de Validade de Aparência global de 0,99, com consenso sobre clareza, objetividade, adequação estética e organização didática do material. As sugestões dos avaliadores possibilitaram aprimoramentos na redação, terminologia, estrutura e inclusão de protocolos de segurança nas fases pré, intra e pós-operatória. Assim, a cartilha mostrou-se um instrumento educativo confiável e eficaz, com alto potencial de aplicação nos serviços de saúde. Contribui para a qualificação da prática de enfermagem no perioperatório, ao fortalecer a tomada de decisão clínica, a educação em saúde e a capacitação contínua da equipe. Além disso, representa um recurso pedagógico que integra teoria e prática, estimula a aprendizagem significativa e promove profissionais mais críticos, autônomos e preparados para os desafios contemporâneos.