Banca de DEFESA: LUYSA GABRIELLY DE ARAUJO MORAIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUYSA GABRIELLY DE ARAUJO MORAIS
DATA : 29/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Multiuso 01 EMCM - https://meet.google.com/hbj-ssaa-icg
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM CENÁRIO DE TELESSIMULAÇÃO PARA O ENSINO DE PSICOPATOLOGIA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA


PALAVRAS-CHAVES:

Psicopatologia; Educação de Graduação em Medicina; Treinamento por Simulação; Estudantes de Medicina


PÁGINAS: 68
RESUMO:

A psicopatologia é um dos pilares fundamentais da formação médica no campo da saúde mental e da psiquiatria, com implicações diretas na prática clínica. No entanto, observa-se uma carência de estudos voltados à aplicação de metodologias ativas, especialmente o uso de simulação e telessimulação, para o ensino desses conteúdos. Essa lacuna impacta negativamente na preparação dos estudantes de medicina para o manejo de pacientes com transtornos mentais. Diante disso, este estudo teve como objetivo desenvolver e validar um cenário de telessimulação para o ensino de psicopatologia na graduação médica. A pesquisa foi organizada em três etapas: (1) construção do cenário de telessimulação, (2) validação por especialistas e (3) testagem com o público-alvo. Inicialmente, o conteúdo do cenário foi elaborado com base em revisão de literatura especializada, garantindo fundamentação teórica e alinhamento com as diretrizes curriculares. Em seguida, 12 juízes especialistas avaliaram o cenário por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), sendo considerados válidos os itens com IVC ≥ 0,80. Os itens com maior IVC (100%) foram: clareza do conteúdo, adequação do briefing e pré-briefing, coerência do método avaliativo, pertinência do checklist e estrutura do debriefing. O item com menor IVC (83,3%) foi a adequação dos objetivos, ainda dentro dos critérios de validação. As sugestões qualitativas dos juízes foram analisadas e incorporadas à versão final do cenário. Na terceira etapa, participaram 38 estudantes de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN. Após a realização do cenário, os alunos responderam à Escala Design da Simulação da National League for Nursing. A análise dos dados revelou influência significativa do gênero (V de Cramér = 0,842) e da faixa etária (V = 0,707) na percepção quanto à elaboração da súmula psicopatológica. Também foi observada influência do gênero (V = 0,593) na realização de diagnósticos em saúde mental, enquanto a faixa etária teve influência fraca (V = 0,118). Para a proposição de condutas adequadas, o gênero apresentou relação moderada (V = 0,445), e a faixa etária não demonstrou relação significativa. Os resultados da avaliação indicaram altos níveis de aceitação, com destaque para as dimensões de feedback/reflexão (média = 4,78) e realismo (média = 4,71), ambas com mediana e moda de 5,00. As respostas apresentaram baixa dispersão e alta concentração em avaliações positivas, com tendência à validação de todas as dimensões analisadas. Conclui-se que o cenário de telessimulação desenvolvido foi validado com altos índices de concordância por especialistas e estudantes, demonstrando potencial para uso em outras instituições de ensino médico como recurso inovador para o ensino de psicopatologia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2166798 - ADALA NAYANA DE SOUSA MATA
Interno - ***.942.844-** - DULCIAN MEDEIROS DE AZEVEDO - UERN
Interno - 3143237 - RAPHAEL RANIERE DE OLIVEIRA COSTA
Externo à Instituição - R0DRIGO GUIMARÃES DOS SANTOS ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 18/09/2025 17:39
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