Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIANE ABRANTES DE SENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LILIANE ABRANTES DE SENA
DATA : 29/09/2025
HORA: 08:00
LOCAL: online
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DIGITAL NO ENSINO MÉDICO: CONECTANDO ESTUDANTES À PRÁTICA E PACIENTES AO CUIDADO ESPECIALIZADO

 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Tecnologia; Assistência à Saúde; Atenção Secundária à Saúde.


PÁGINAS: 39
RESUMO:

As tecnologias digitais têm se revelado instrumentos promissores para melhorias no acesso
aos serviços públicos de saúde, além de organizar a demanda, de qualificar os
encaminhamentos e de aprimorar a comunicação entre os níveis de atenção, contribuindo para
uma gestão mais justa e eficaz dos recursos disponíveis. Este estudo objetiva desenvolver um
aplicativo que facilite o acesso às especialidades médicas ofertadas em um serviço-escola.
Para tanto, pesquisa de desenvolvimento científico e tecnológico, descritiva e exploratória
será desenvolvida. As informações que auxiliarão o desenvolvimento do aplicativo serão
provenientes de análise documental e da sistematização de dados institucionais secundários. O
design do aplicativo seguirá os princípios de usabilidade e acessibilidade, com foco na
experiência do usuário, especialmente acadêmicos e residentes que atuam na atenção primária
à saúde. O desenvolvimento do protótipo seguirá o referencial metodológico do método
Design Instrucional Sistemático. Espera-se construir um aplicativo que otimize o sistema de
referência e contrarreferência entre a atenção primária à saúde e os serviços de atenção
secundária, como serviços-escola. Esse componente é essencial para a integralidade do
cuidado em saúde, pois organiza o fluxo dos usuários entre os diferentes níveis de atenção,
assegurando continuidade e resolutividade no atendimento, e fortalecendo a formação médica
ao ampliar o acesso da população e as oportunidades de ensino para os estudantes,
proporcionando uma vivência mais integrada e realista dos diferentes níveis de atenção à
saúde. Além disso, ao inserir os estudantes no uso de tecnologias digitais e aplicativos desde a
graduação e durante a residência, o projeto contribui para a familiarização com ferramentas
digitais que já são parte da prática médica contemporânea, uma realidade que precisa ser
ensinada e aprendida desde a formação.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3050428 - DIEGO BONFADA
Interno - 3050287 - EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
Externo à Instituição - TIAGO BEZERRA DE SÁ DE SOUSA NOGUEIRA - Unifip
Notícia cadastrada em: 18/09/2025 10:56
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