DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DIGITAL NO ENSINO MÉDICO: CONECTANDO ESTUDANTES À PRÁTICA E PACIENTES AO CUIDADO ESPECIALIZADO
Palavras-Chave: Tecnologia; Assistência à Saúde; Atenção Secundária à Saúde.
As tecnologias digitais têm se revelado instrumentos promissores para melhorias no acesso
aos serviços públicos de saúde, além de organizar a demanda, de qualificar os
encaminhamentos e de aprimorar a comunicação entre os níveis de atenção, contribuindo para
uma gestão mais justa e eficaz dos recursos disponíveis. Este estudo objetiva desenvolver um
aplicativo que facilite o acesso às especialidades médicas ofertadas em um serviço-escola.
Para tanto, pesquisa de desenvolvimento científico e tecnológico, descritiva e exploratória
será desenvolvida. As informações que auxiliarão o desenvolvimento do aplicativo serão
provenientes de análise documental e da sistematização de dados institucionais secundários. O
design do aplicativo seguirá os princípios de usabilidade e acessibilidade, com foco na
experiência do usuário, especialmente acadêmicos e residentes que atuam na atenção primária
à saúde. O desenvolvimento do protótipo seguirá o referencial metodológico do método
Design Instrucional Sistemático. Espera-se construir um aplicativo que otimize o sistema de
referência e contrarreferência entre a atenção primária à saúde e os serviços de atenção
secundária, como serviços-escola. Esse componente é essencial para a integralidade do
cuidado em saúde, pois organiza o fluxo dos usuários entre os diferentes níveis de atenção,
assegurando continuidade e resolutividade no atendimento, e fortalecendo a formação médica
ao ampliar o acesso da população e as oportunidades de ensino para os estudantes,
proporcionando uma vivência mais integrada e realista dos diferentes níveis de atenção à
saúde. Além disso, ao inserir os estudantes no uso de tecnologias digitais e aplicativos desde a
graduação e durante a residência, o projeto contribui para a familiarização com ferramentas
digitais que já são parte da prática médica contemporânea, uma realidade que precisa ser
ensinada e aprendida desde a formação.