EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS: PESQUISA-AÇÃO COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Saúde do Idoso; Agentes Comunitários de Saúde; Educação Continuada; Educação em Saúde; Acidentes por Quedas.
Objetivo: sistematizar ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com vistas à reorientação de práticas e estratégias para prevenção de quedas em idosos no contexto da APS. Metodologia: Pesquisa de âmbito intervencionista, qualitativa, desenvolvido por meio da pesquisa-ação. Foi realizada na cidade de São José do Sabugi-PB. A pesquisa teve como alvo os ACS, que trabalham na Atenção Primária à Saúde (APS) neste município. Por tratar-se de uma pesquisa-ação, o percurso metodológico foi sistematizado conforme as fases interligadas, que compõem o método. Na Fase Exploratória os ACS foram convidados a integrar o estudo, esclarecidos quanto à pesquisa, seus objetivos, percurso e duração, através de uma reunião/seminário. Nessa fase, os dados foram coletados por meio de um Questionário Investigativo. Na Fase de Planejamento a pesquisadora planejou as ações educativas para execução junto aos ACS. A Fase de Ação compreendeu a execução das ações planejadas, sendo direcionada a três encontros educativos por meio das oficinas de EPS. Ao final dessa fase, um instrumento avaliativo das oficinas foi aplicado. A Fase de Avaliação compreendeu a análise dos dados (Questionário Investigativo e o Instrumento Avaliativo), mediante estatística descritiva simples. A análise narrativa das oficinas teve auxílio do Diário de Campo, e discussão com base em literatura relacionada. Por fim, também foi elaborada uma cartilha ilustrativa com o título “Prevenção e Identificação de Riscos de Queda em Idosos”. Resultados: a estratégia de Educação Permanente em Saúde, conduzida a partir de metodologias ativas e centrada nas necessidades do território, foi eficaz para qualificar os saberes dos ACS sobre prevenção de quedas, promover a ressignificação de práticas no cotidiano do trabalho, estimular a apropriação de ferramentas como a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa (CSPI) no acompanhamento da saúde da pessoa idosa, e fortalecer a autonomia dos ACS no desenvolvimento de ações educativas no território. Considerações Finais: este trabalho contribui significativamente para o fortalecimento das políticas públicas de saúde, especialmente no que se refere ao cuidado com a pessoa idosa na Atenção Primária. Como também, para o avanço do conhecimento científico aplicado, promovendo a integração entre prática, ensino e pesquisa no campo da saúde coletiva e do envelhecimento.