CONSTRUÇÃO DO CURSO ONLINE DE CAPACITAÇÃO EM SÍNDROME DE BERARDINELLI-SEIP PARA OS ENFERMEIROS NO SERVIÇO EM SAÚDE
Educação a Distância, Educação Continuada em Enfermagem, Lipodistrofia Generalizada Congênita.
Introdução: Os enfermeiros são profissionais que atuam na assistência à saúde em síndromes
raras. No caso da Síndrome de Berardinelli-Seip (SBS) em que os pacientes possuem um
distúrbio metabólico autossômico recessivo, foi evidenciado que os enfermeiros não possuem
conhecimento para assistência clínica qualificada e segura. Objetivo: Produzir e validar um
curso de educação continuada no formato online sobre a SBS destinado aos enfermeiros.
Método: A pesquisa tratou-se de um estudo metodológico de criação de coursewares em
aprendizagem on-line, com abordagem quantitativa dos dados. A pesquisa consistiu em três
momentos: 1) Construção do curso autoinstrucional, com carga horária de 30 horas, incluindo
plano de curso, planos de aula, roteiro e gravações das videoaulas, além do Guia do
Estudante, hospedados no AVAProex/UFRN. O curso foi organizado em quatro unidades
temáticas e disponibilizado no formato assíncrono; 2) Procedeu-se a validação do método
pedagógico por meio do julgamento de sete especialistas na área de enfermagem, medicina,
nutrição e pedagogia, através do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde,
com fins de aprimoramento para atualizações; 3) Disponibilizado o curso no ambiente do
AVAProex/UFRN. Resultados e discussão: A análise de validação do conteúdo educativo
demonstrou que o índice geral dos itens avaliados em objetivos, estrutura e relevância
correspondente ao IVC= 0,83; CVC=0.94; FVI=0,87, e Kappa 0,82 indicando concordância
entre os avaliadores. Já os parâmetros “tamanho de texto adequado” e “esclarece dúvida sobre
o tema abordado” foram considerados insatisfatórios e por isso foram readequados para
melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Esses resultados refletem que
os itens são considerados totalmente pertinentes, adequados ao público-alvo e ao processo de
ensino-aprendizagem. Conclusões: O curso desenvolvido mostrou-se uma ferramenta
educacional relevante para a qualificação dos enfermeiros no cuidado à SBS, atendendo os
critérios de qualidade pedagógica e técnica. Recomenda-se sua ampliação a outras categorias
da saúde e estudos futuros sobre sua eficácia na prática assistencial.