DESAFIOS E DEMANDAS FORMATIVAS DA ATENÇÃO HOSPITALAR: CATÁLOGO DE NECESSIDADES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Assistência Hospitalar, Saúde, Educação Continuada.
Introdução: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia fundamental para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, por articular ensino, serviço e gestão com foco na transformação das práticas profissionais. No contexto potiguar, a instituição da Política Estadual de EPS e dos Núcleos de Educação Permanente (NEPs) tem contribuído para identificar necessidades formativas e qualificar o trabalho em saúde. Este estudo propõe a construção de um catálogo de necessidades de EPS, com vistas a subsidiar ações educativas mais efetivas, participativas e alinhadas às diretrizes da política estadual com vista a fortalecer o Núcleo de Educação Permanente do Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes. Objetivos: Analisar os desafios e necessidades formativas de profissionais da atenção hospitalar, evidenciando através de catálogo as necessidades de Educação Permanente em Saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica aplicada, desenvolvida com o objetivo de identificar as necessidades formativas dos profissionais de saúde do Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes (HETFF) e subsidiar a construção de um catálogo de Educação Permanente em Saúde. Participaram do estudo 118 profissionais de diferentes categorias. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado, com posterior análise quantitativa e qualitativa das respostas. Os achados fundamentaram a elaboração do catálogo, validado em reunião com o NEP e o Colegiado Gestor da instituição. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o CAAE 82072924.1.000.55568, respeitando os preceitos da Resolução nº 466/2012. Considerações finais: Conclui-se que a construção do Catálogo de Necessidades de Educação Permanente em Saúde no HETFF contribuiu para sistematizar demandas formativas reais e fortalecer o papel do NEP no planejamento de ações educativas. A pesquisa evidenciou o potencial da escuta qualificada e da participação coletiva na construção de estratégias alinhadas às diretrizes da Política Potiguar de EPS, promovendo a qualificação do trabalho em saúde no contexto hospitalar.