Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAMILA ARAUJO DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA CAMILA ARAUJO DE MEDEIROS
DATA : 30/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma meet
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE SOFTWARE PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Terminologia Padronizada em Enfermagem; Tecnologia Educacional; Software.


PÁGINAS: 89
RESUMO:

Introdução: A integração entre o Processo de Enfermagem (PE) e a Atenção Primária à Saúde (APS) representa uma estratégia fundamental para qualificar o cuidado em saúde e fortalecer a atuação da enfermagem. O PE é uma metodologia sistematizada que orienta o raciocínio clínico e a tomada de decisão do enfermeiro, permitindo uma assistência individualizada, contínua e baseada em evidências. Na APS, o uso do PE contribui para a organização do trabalho da equipe de enfermagem, o registro adequado das intervenções e a ampliação da autonomia profissional, mas sua implementação ainda enfrenta desafios, como lacunas na formação profissional, sobrecarga de trabalho e dificuldades na utilização de classificações padronizadas. Nesse contexto, fortalecer a integração entre PE e APS exige investimentos que facilitem sua aplicação prática e favoreçam a qualificação do cuidado centrado nas necessidades dos usuários. É nesse contexto que surgem os protótipos de software, um recurso alternativo e eficaz cujas principais contribuições são a integração das taxonomias de enfermagem, facilitando o raciocínio clínico; autonomia no aprendizado, com recursos visuais acessíveis e usabilidade; podendo promover uma enfermagem mais resolutiva, crítica e comprometida com a qualidade do cuidado em saúde. Objetivos: Desenvolvimento e validação de um protótipo de software para ensino-aprendizagem do processo de enfermagem na atenção primária à saúde com base nas taxonomias NANDA-I; NIC e NOC. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica aplicada, aprovada pelo Comitê de Ética da FACISA/UFRN e com produção tecnológica de um protótipo de software, proposto por Pressman e fundamentado no ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas. A pesquisa foi aplicada com enfermeiros da APS de um município do interior do Rio Grande do Norte. O instrumento utilizado para validar o protótipo foi composto por questões fechadas, que avaliaram o conteúdo do caso clínico; usabilidade do software e didática da aprendizagem dos casos e baseadas na Escala de Likert de três pontos e por questões abertas, cujos espaços foram destinados as principais contribuições do aplicativo para a prática profissional e as sugestões/críticas para aperfeiçoá-lo, sendo os dados quantitativos obtidos analisados de acordo com o Índice de Validação de Conteúdo (IVC). Resultados: A validação do protótipo com os enfermeiros demonstrou que a ferramenta apresentou uma interface responsiva, intuitiva, acessível, de boa aplicabilidade, claro, interativo e que contribui para a prática clínica e educativa. Todos os itens do protótipo obtiveram médias de IVC acima de 0,90; o que indica uma alta concordância pelos participantes do estudo em todos os critérios analisados, reforçando sua pertinência pedagógica, usabilidade e potencial de aplicação prática para fortalecer a integração entre processo de enfermagem e atenção primária à saúde. Considerações Finais: Ao final do estudo, verifica-se que os objetivos foram alcançados, sendo possível desenvolver e validar um protótipo que pode potencializar e solidificar o ensino-aprendizagem do processo de enfermagem na atenção primária à saúde. Reafirma também o papel das tecnologias educacionais como aliadas na formação de profissionais mais autônomos, críticos e preparados para oferecer um cuidado sistematizado, seguro e resolutivo à população.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.497.614-** - MAURA VANESSA SILVA SOBREIRA - UERN
Interno - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA
Externa ao Programa - ***.995.674-** - JESSICA DANTAS DE SA TINOCO - UFRN
Notícia cadastrada em: 08/06/2025 15:38
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