ESPORTES DE REDE NO ENSINO FUNDAMENTAL: Desafios e Estratégias para ampliação do conteúdo nas aulas de Educação Física
Educação Física. Ensino Público. Esportes de Rede
A Educação Física no contexto escolar público enfrenta grandes desafios relacionados à falta de estrutura, material e recursos humanos qualificados, o que impacta diretamente a qualidade do ensino e a formação integral dos alunos. Essa realidade é ainda mais visível em muitas escolas da rede pública, onde a infraestrutura precária e a ausência de espaços adequados dificultam o acesso dos estudantes às práticas esportivas e à cultura corporal de movimento. Este trabalho tem como objetivo geral apresentar possibilidades pedagógicas para a democratização do ensino dos esportes de rede no ensino público, propondo estratégias que viabilizem o acesso de todos os alunos, independentemente das limitações estruturais. Especificamente, buscou-se elaborar uma unidade didática que possibilite o ensino desses esportes nas escolas públicas, descrevendo a aplicação dessa proposta em uma escola da rede municipal de São Gonçalo do Amarante-RN, e refletindo sobre as metodologias que podem ser aplicadas para superar as dificuldades encontradas nas escolas. A pesquisa, de natureza qualitativa é caracterizada como pesquisa-ação, foi realizada com alunos do 8ºano dos anos finais do Ensino Fundamental, e utilizou a observação participante, entrevistas e registros fotográficos como instrumentos para coleta de dados. Os resultados mostram que, mesmo diante de limitações, é possível implementar uma proposta pedagógica inclusiva e acessível para o ensino dos esportes de rede, promovendo a participação ativa dos alunos, o respeito às diferenças e a valorização da Educação Física como componente essencial para a formação integral dos estudantes. A pesquisa contribui para a reflexão sobre a importância de adaptar as práticas pedagógicas às condições da escola pública, visando uma educação física democrática e acessível para todos.