A EDUCAÇÃO FÍSICA E O MODELO DE RESPONSABILIDADE PESSOAL E SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Modelo De Responsabilidade Pessoal E Social; Cotidiano; Educação Física.
A escola, enquanto espaço multicultural e de intensos atravessamentos sociais, tem papel central no desenvolvimento de crianças e jovens, contribuindo para sua formação integral. No entanto, muitos estudantes enfrentam contextos marcados por exclusão social, comportamentos problemáticos e fragilidade nas interações sociais, especialmente após a pandemia. Esses fatores tornam desafiador o processo educativo e reforçam a necessidade de abordagens pedagógicas que promovam valores como responsabilidade, respeito e cooperação. Nesse cenário, a Educação Física assume papel relevante ao possibilitar, por meio das práticas corporais, vivências que envolvem o cumprimento de regras, convivência coletiva e reflexão sobre atitudes. Com base nessa perspectiva, a presente pesquisa propõe experienciar, analisar e relatar a aplicação do Modelo de Responsabilidade Pessoal e Social (MRPS), desenvolvido por Donald Hellison nas aulas de Educação Física, buscando planejar práticas alinhadas aos valores do modelo, identificar possíveis mudanças de comportamento entre os alunos e refletir criticamente sobre a prática docente. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, conforme Gil (2019), que valoriza a interpretação da realidade a partir da vivência concreta e subjetiva do pesquisador. Nesse tipo de estudo, segundo Cordula e Nascimento (2019), a análise crítica da experiência possibilita a produção de saberes com potencial transformador na formação docente e no cotidiano escolar. O estudo será realizado com base nas experiencias de uma professora com uma turma do 6º ano de uma escola pública de João Pessoa/PB, composta por 37 alunos (25 meninos e 12 meninas), com idades entre 10 e 12 anos. Para coleta de dados, serão utilizados dois instrumentos: uma ficha de autoavaliação do alunos durante as aulas de Educação Física; o Diário de bordo da Professora, que utiliza como categorias as 5 áreas de Avaliação da Responsabilidade dos alunos, sendo elas: Autocontrole, Participação, Esforço, Autodireção, Ajuda/Liderança. Espera-se, ao final, elaborar um conjunto de planos de aula temáticos que integrem os princípios do MRPS ao ensino de esportes, contribuindo para uma abordagem pedagógica mais ética, empática e formativa no ambiente escolar.