O ESPORTE NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO DISCENTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFRN
Esporte escolar. Educação Física. Ensino Médio Integrado. Formação Integral. IFRN.
O presente estudo tem como objetivo analisar como o esporte contribui para a formação integral dos discentes egressos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa investiga o impacto das atividades esportivas extracurriculares na trajetória acadêmica e profissional dos estudantes, considerando o contexto do ensino técnico integrado. A metodologia adotada é qualitativa e de caráter descritivo, utilizando questionários e relatos audiovisuais de ex-alunos que participaram das modalidades esportivas oferecidas pelo IFRN nos campi Pau dos Ferros e Santa Cruz. A análise dos dados será conduzida por meio da Análise de Conteúdo, conforme a abordagem de Bardin (1977). O estudo está fundamentado em teorias da Educação Física escolar, abordagens críticas e no conceito de formação omnilateral, enfatizando a integração entre esporte, ciência, cultura e trabalho. Além disso, discute as diferentes manifestações do esporte na escola e sua influência na construção da cidadania e do protagonismo estudantil. Como produto educacional, será desenvolvido um documentário que apresentará os resultados da pesquisa, destacando os benefícios e desafios do esporte na formação dos estudantes. O material será disponibilizado em plataformas educacionais e poderá servir como recurso pedagógico para professores e gestores educacionais. Com essa iniciativa, espera-se contribuir para o aperfeiçoamento das práticas esportivas no contexto do ensino médio integrado, fornecendo subsídios teóricos e práticos para que o esporte seja valorizado como ferramenta de desenvolvimento humano e social.