SABERES DOCENTES EM EDUCACAO FISICA: uma analise das praticas docentes
Análise das Práticas. Formação Continuada. Formação Docente.
É sabido que estudos em programas de, e sobre, formação continuada contribuem para o desenvolvimento profissional dos docentes. E, uma técnica, que se compreende de grande utilidade para os docentes nessas formações continuadas é o método de Análise das Práticas, haja vista que ao refletir sobre suas práticas, os docentes podem desenvolver uma atitude reflexiva crítica, questionando e aprimorando suas metodologias e abordagens pedagógicas. Destaca-se pois, a importância dos Mestrados Profissionais, pois estes visam capacitar os docentes que buscam melhorar sua prática profissional em seu cotidiano nas respectivas instituições escolares onde trabalham. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo presente estudo busca identificar e compreender como os saberes docentes de formação profissional, disciplinares, curriculares e experienciais são mobilizados na docência a partir da análise das práticas de professores de educação física escolar em seus respectivos ambientes laborais. No que se refere ao percurso investigativo a pesquisa que se propõe, terá caracterização pelo método qualitativo interpretativista, por meio da narrativa autoetnográfica e será realizada com sete docentes de educação física das redes municipais de educação básica de dois municípios do Sertão paraibano. Os docentes participantes deverão preencher dois instrumentos de pesquisa a saber: um plano de aula e uma ficha de reflexão, após esses preenchimentos ocorrerão reuniões virtuais com a finalidade de discutir e analisar as práticas a partir da elaboração desses dois documentos citados. No que diz respeito ao tratamento dos dados obtidos, este será feito através da Análise de conteúdo segundo Maria Laura Franco.