Banca de DEFESA: ERLA COSTA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERLA COSTA DA SILVA
DATA : 12/12/2024
HORA: 10:00
LOCAL: DEF - Meet
TÍTULO:

TEMATIZACAO DO ATLETISMO NO CURRICULO CULTURAL DA EDUCACAO FISICA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física escolar; Atletismo; Currículo Cultural, Artistagem.


PÁGINAS: 176
RESUMO:

O presente estudo buscou compreender a cultura corporal do atletismo como texto passível de leitura, interpretação e produção por meio da linguagem. Fundamentado nas teorias pós-críticas do Currículo Cultural da Educação Física, ampliaram-se as formas de significação do atletismo sob uma perspectiva multicultural. Assim, o objetivo da pesquisa foi proporcionar situações didáticas que tematizem o atletismo dentro da perspectiva do currículo cultural da Educação Física para a formação de sujeitos com identidades solidárias. Foram mobilizadas discussões sobre o papel da escola e da Educação Física na produção das identidades corporais em tempos pós modernos, bem como as teorias curriculares da Educação Física e os aspectos didático-metodológicos do Currículo Cultural da Educação Física. A pesquisa foi realizada na EMEF João Belo Alves, localizada na zona rural do município de Picuí, no estado da Paraíba, com 41 alunos das turmas do 6º e 7º anos finais do Ensino Fundamental, de ambos os sexos, com faixa etária média entre 11 e 15 anos. A metodologia da pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa ação, com o propósito de modificar a realidade docente e discente. Os procedimentos para a produção de dados foram realizados por meio da observação e diário de campo e a análise utilizou o discurso cultural, colocando a cultura corporal do atletismo no centro das produções discursivas, com o objetivo de analisar a relação entre saber e poder presente nos discursos dos alunos. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e cadastrada na Plataforma Brasil, sob nº 75841623.1.0000.5537, com parecer aprovado de nº 6.710.011, em 19 de março de 2024. Como resultados, verificou-se que a tematização do atletismo, ao colocar em ação o currículo cultural, viabilizou uma migração do currículo técnico-esportivo para um currículo cultural. As situações didáticas baseadas no currículo cultural reconheceram a produção discursiva dos alunos, promovendo uma escrita-currículo ou uma artistagem do currículo, produzindo conhecimentos que emergiram de maneira distinta em cada aula e para cada turma. Foram problematizadas questões de gênero, raça, orientação sexual, aspectos culturais, transformações sociais, sustentabilidade ambiental, tecnologia, deficiência, aspectos técnicos e táticos do atletismo, além de outros conhecimentos. Finalmente, a tematização do atletismo na perspectiva do currículo cultural buscou minimizar esse distanciamento, colocando todos os estudantes em uma posição horizontal no acesso ao conhecimento produzido durante o processo. Esse entendimento permite que as aulas de Educação Física se tornem um espaço para questionar as verdades e as hegemonias presentes nas produções discursivas da cultura corporal do atletismo, contribuindo para a formação de sujeitos com identidades solidárias a qualquer tipo de marcador social que emergisse nas aulas, como gênero, raça, etnia, orientação sexual e padrões corporais, entre outros. Tais questões, comuns em uma escola multicultural, contemporânea e globalizada, reforçam a busca por uma sociedade mais justa e menos desigual.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Presidente - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
Interno - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - Marcos Garcia Neira - USP
Externo à Instituição - PEDRO XAVIER RUSSO BONETTO - UPE
Notícia cadastrada em: 25/11/2024 11:15
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